Oportunidade

Curso online e gratuito tem 8 mil vagas para jovens no Rio

Inscrições estão abertas até o dia 14 de abril

Imagem ilustrativa da imagem Curso online e gratuito tem 8 mil vagas para jovens no Rio
|  Foto: Divulgação
 

Até 14 de abril, o processo seletivo para o curso da Plataforma PROA está com inscrições abertas para 8 mil vagas no estado do Rio de Janeiro. As vagas são destinadas a estudantes que estão terminando ou concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino.

Para participar, basta entrar no site, responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil, e, se for aprovado, o candidato deve seguir para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula. O link para inscrição é o proa܂org܂br

"Cerca de 85% dos jovens conseguem emprego após a conclusão do curso que qualifica o estudante para entrar preparado no mercado de trabalho", afirma Alini Dal'Magro, CEO do Instituto PROA.

O curso do PROA, que terá início dia 27 de maio, tem carga horária de 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores.

Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São 8 carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo Bmg).

 Aulas presenciais no Rio e Seropédica

Para os alunos que preferem estudar presencialmente, é oferecido na capital carioca e na cidade de Seropédica dois espaços com computadores para realizar as atividades do PROA e tirar dúvidas com um monitor. A sala P&G + PROA fica na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro, e conta com 20 computadores com acesso à internet. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. A sala da FAETEC Seropédica segue os mesmos dias e horários de funcionamento.

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico participa ajudando a inserir os jovens formados no mercado de trabalho.

Segurança para conquistar o primeiro emprego

Yasmim Gomes, ex- aluna do PROA, após indicação de uma amiga que também fez o curso, decidiu se inscrever. Durante a formação, a jovem passou por algumas simulações de entrevistas e afirma que essa atividade, junto a todo conhecimento obtido nas tutorias, foram fundamentais para que ela se sentisse segura e confiante no processo seletivo para a vaga de estágio que está atualmente na Heineken. "O PROA transformou minha realidade e me ajudou a alcançar meu sonho de trabalhar numa multinacional".

Sobre o Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um(a) desenvolvedor(a) Java Junior. A Plataforma PROA está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e em 2024, chega em Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco.

Serviço

Processo seletivo para a Plataforma PROA: 14 de fevereiro a 14 de abril

Início das aulas: 27 de maio de 2024

Inscrições no site: proa܂org܂br

Requisitos

  1. Ter entre 17 e 22 anos;
  2. Morar no estado do Rio de Janeiro;
  3. Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

< Lucas 'Buda' e Pitel dançam juntinhos em festa do BBB Bombeiros dobram o efetivo após previsão de chuva forte no estado <