Oportunidade

Mais de 20 mil vagas abertas para cursos profissionalizantes

As inscrições começaram nesta terça-feira (16)

Uma novidade neste edital é a disponibilidade do curso de Perucaria
Uma novidade neste edital é a disponibilidade do curso de Perucaria |  Foto: Divulgação

Foram abertas 26,6 mil vagas para cursos gratuitos de Qualificação Profissional na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

As inscrições começaram nesta terça-feira (16) e vão até o dia 1° de fevereiro. No total, 98 unidades da Rede oferecem oportunidades em diversos cursos profissionalizantes, com duração de 20 semanas.  

As áreas mais procuradas incluem beleza, culinária, educação, idiomas, indústria, educação, tecnologia, entre outros. Para participar, é necessário ter idade mínima de 14 a 18 anos, variando conforme o curso.

O nível de escolaridade exigido também pode variar, sendo crucial verificar as informações específicas no site da Faetec. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio da página oficial da instituição: www.faetec.rj.gov.br.

Uma novidade neste edital é a disponibilidade do curso de Perucaria, oferecido a partir de uma parceria da Faetec com a Fundação Laço Rosa, em que busca nesta formação viabilizar oportunidades para o mercado de trabalho, além de ajudar na autoestima das pacientes que sofrem de doenças que causam a queda do cabelo e recebem as doações de perucas da instituição sem fins lucrativos. 

Para a presidente da Faetec, Caroline Alves, a abertura dessas vagas representa uma nova oportunidade para aqueles que desejam entrar no mercado de trabalho e ter uma chance de fazer aquilo que se identifica.

“Esse novo edital para 2024 é uma chance para quem almeja se inserir no mercado de trabalho, para quem quer se qualificar ou até mesmo buscar uma melhoria na renda. São mais de 26 mil oportunidades para quem quer obter um crescimento profissional”, declarou Caroline. 

Cada candidato poderá realizar, no máximo, duas inscrições simultâneas, as quais estarão vinculadas ao seu CPF. Importante ressaltar que, ao finalizar a inscrição com a escolha de apenas um curso, o candidato não terá a possibilidade de retornar posteriormente para se inscrever em outro.

Caso seja contemplado nos dois cursos para os quais se candidatou, terá a oportunidade de cursar ambos, desde que sejam oferecidos em dias e/ou horários diferentes. 

O processo seletivo, que será realizado por meio de sorteio, terá o resultado divulgado em 2 de fevereiro. O período de matrícula para os sorteados será de 6 a 9 de fevereiro, sendo retomado após o recesso de carnaval nos dias 19 e 20 de fevereiro.

O candidato selecionado deverá comparecer ao local de matrícula com seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e comprovante de escolaridade em conformidade com o pré-requisito do curso escolhido, ou, alternativamente, certificado de conclusão de curso de qualificação ou comprovação de experiência profissional na área, conforme estabelecido como pré-requisito para o curso desejado. No caso de candidatos menores de idade, é obrigatória a presença do responsável legal.

Os interessados devem verificar todos os cursos disponíveis no edital, assim como as unidades participantes e os pré-requisitos necessários, os quais podem ser consultados no site oficial. Os cursos têm início programado para 26 de fevereiro.

< Areia de praia vira cama para moradores sem luz em Maricá Roda de samba na rua agita Zona Norte de Niterói <