Segurança

São Gonçalo anuncia que vai armar a Guarda Municipal

Prefeitura informou que já efetuou a compra de munições

Guardas Municipais de São Gonçalo vão começar a trabalhar armados
Guardas Municipais de São Gonçalo vão começar a trabalhar armados |  Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

Depois de quatro anos e 10 meses que foi aprovada, ainda na gestão anterior, o plano de armamento da Guarda Municipal de São Gonçalo, legitimado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), parece que vai sair do papel. Isso porque a Prefeitura confirmou, nesta quinta-feira (3), que o município já efetuou a compra de munições e agora está realizando todos os trâmites para adquirir as armas. 

Apesar disso, ainda não há uma previsão de quando a Guarda Municipal de fato está armada, de acordo com o governo municipal.

A ideia já vinha sendo elaborada e, desde então, nunca havia saído do papel. Atualmente, os agentes fazem uso apenas de taser e spray de pimenta. Para que os guardas possam portar armas durante o expediente, os profissionais terão que passar por uma preparação com cursos de armamento e tiro, avaliação psicológica, instruções nas áreas de legislação penal, constitucional, direitos humanos, entre outros segmentos relacionados ao tema.

Ainda na nota, a administração municipal informou vem "realizando melhorias e uma série de ações para oferecer serviços de cidadania, esporte e lazer nas áreas de maior vulnerabilidade social. Outro ponto destacado são as ações para levar melhores condições de vida aos moradores na área de saúde e eduação". 

GM completa 85 anos

O projeto de efetivar o armamento da corporação foi anunciado na manhã desta quinta pelo prefeito Capitão Nelson, durante solenidade que comemorou os 85 anos de existência da Guarda Municipal, no Teatro Municipal. 

Além de destacar a atuação dos agentes, o prefeito Capitão Nelson anunciou a nomeação de 40 concursados para reforçar o efetivo. A Guarda Municipal conta atualmente com 294 agentes, segundo a Prefeitura. 

“O armamento da Guarda é uma das metas previstas no Plano Estratégico Novos Rumos e estamos trabalhando para a aquisição das armas. Antes, os agentes farão um curso preparatório. Além disso, teremos mais 40 agentes nas ruas, em breve", afirmou o prefeito. 

< 'Tinha medo', diz Paolla Oliveira sobre expor relacionamentos Linha Vermelha é fechada durante ação de Esquadrão Antibomba <