Cidades

São Gonçalo é escolhida para projeto de Educação em Saúde

São Gonçalo acaba de ser selecionada para participar de um projeto de educação em Saúde Ambiental para enfrentar o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Cinquenta e nove municípios do estado enviaram seus projetos à Brasília para serem analisados pela Brigada em Saúde Ambiental da Superintendência de Saúde Coletiva. Apenas onze foram selecionados. Os bairros que irão receber as ações foram escolhidos através da quantidade do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e do número de casos notificados. São eles:

Alcântara, Almerinda, Amendoeira, Anaia Grande, Anaia Pequeno, Arrastão, Arsenal, Coelho, Eliane, Engenho do Roçado, Ieda, Ipiíba, Jardim Amendoeira, Jóquei, Lagoinha, Largo da Ideia, Maria Paula, Miriambi, Nova República, Pacheco, Raul Veiga, Rio do Ouro, Sacramento, Santa Izabel, Tiradentes, Várzea das Mocas, Vila Candoza e Vila Três.

"São bairros que têm mais notificações e por isso receberão uma série de ações com a população nas ruas e crianças nas escolas. Formar uma cultura de prevenção nas crianças é a maneira mais segura de acabar com os focos do mosquito", explica Adalyr Fortunato, biólogo sanitarista e diretor da Vigilância em Saúde Ambiental.

A Vigilância Ambiental fará cursos de capacitação para professores atuarem como multiplicadores, através de concurso de redação, cartazes e fotografias para estudantes do município. O projeto, que vai durar três anos, começa a ser realizado em 2018.

< Encontro discute prevenção à Zika e outras doenças Natal Solidário no Abrigo Cristo Redentor <