Cidades

São Gonçalo lança jardim para combater Aedes Aegypti

O grupo britânico Active Citizens  e a prefeitura de São Gonçalo firmaram parceria para ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Neste sábado (11), o Parque Industrial do Colubandê  abre as portas para a inauguração do Jardim Usina, a partir das 9h.

A abertura do local tem como principal objetivo  o controle biológico do mosquito através do plantio de 10 mil sementes da crotalária – uma espécie de legume usado como adubo, cuja flor atrai a libélula - um predador natural do Aedes Aegypti.

O projeto faz parte do Programa Jardins de Inovação Social e contará com a presença do prefeito José Luiz Nanci, de diversos secretários municipais, representantes da sociedade civil, biólogos, ambientalistas e membros do Conselho Britânico.

De acordo com o subsecretário de Usina, Ecidemar Junior, este é um modelo do que se pretende implantar por toda cidade, usando a inovação social para conscientizar as comunidades e transformar o meio ambiente. O Parque Industrial fica localizado na Rua Salvatori, nº 2160, Colubandê.

O mosquito

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico que vive dentro de casa e perto do ser humano. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da colocação de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. A população pode denunciar focos do mosquito Aedes aegypti, assim como solicitar visitas dos agentes, através dos telefones 2712-0720 ou 0800-022-6806.

Active Citizens

É um projeto fomentado pelo grupo British Council que visa contribuir no controle do mosquito Aedes aegypti. O programa é realizado em 46 países e tem como objetivo a transformação de realidades locais com a participação comunitária, através do Jardins de Inovação Social (JIS). Pioneiro no Brasil, o Actives Citizens São Gonçalo propõe ações de transformação de espaços degradados em Jardins de Crotalárias.

< Vida bandida: Portal dos Procurados divulga cartaz com mulheres do tráfico Onze praias liberadas para o banho em Niterói <