Cidades

São Gonçalo retoma vacinação contra Covid-19

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo retoma vacinação contra Covid-19
|  Foto: Foto: Prefeitura de São Gonçalo
São Gonçalo retomou aplicação da primeira dose contra o coronavírus. Foto: Prefeitura de São Gonçalo

O retorno da vacinação com a primeira dose da vacina contra o coronavírus em São Gonçalo, neste sábado (27), foi tranquilo. Ao todo, 1.905 idosos com mais de 81 anos foram vacinados, além de 21 profissionais de saúde.

Com oito pontos de vacinação, três deles com drive thru, o movimento maior ocorreu durante as primeiras horas da manhã, mas logo as pequenas filas foram zeradas. Os postos fecham neste domingo (28) e reabrem na segunda-feira (1º), às 8h.

A cidade está vacinando idosos a partir de 81 anos e profissionais de saúde com mais de 60 anos, que trabalham em hospitais da cidade ou que moram em São Gonçalo e atuam em hospitais de outros municípios com a primeira dose. A cidade também imuniza, com a segunda dose de CoronaVac, idosos e funcionários da saúde que completaram 21 dias de vacinados.

“Estava em casa desde o início da pandemia, mantendo todos os cuidados, evitando ter contato com os meus netos. Me sinto muito feliz em poder tomar a primeira dose, mas sei que ainda preciso continuar com os cuidados, pelo menos até receber a segunda dose”, disse Elvira da Conceição, de 82 anos, que buscou o Clube Recreativo Mauá, no Centro, para ser vacinada. Maria José da Silva, 81, se vacinou pelo drive thru do Clube Mauá.

“Todo ano, tomo a vacina da gripe, mas agora estava esperando por essa. Por conta do vírus, não estava saindo de casa, me mantendo longe das pessoas para não ser contaminada. Agora, já tomei a primeira dose e, graças a Deus, retorno no dia 22 de março para tomar a segunda”, contou com sorriso no rosto.

Podem se vacinar com a primeira dose, idosos a partir de 81 anos e os seguintes profissionais de saúde com mais de 60 anos, que trabalham em hospitais da cidade ou que moram em São Gonçalo e atuam em hospitais de outras cidades: técnico em radiologia, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal. Os idosos com mais de 90 anos têm prioridade nas filas.

Idosos acamados ou com mobilidade reduzida com mais de 81 anos que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) estão sendo vacinados em suas residências. O agendamento está sendo feito pelos agentes de saúde pessoalmente, assim como os atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

Parentes e responsáveis por acamados com mais de 81 anos que não são atendidos pelo SAD e pela ESF, podem procurar unidades de saúde mais próximas de suas residências para cadastrar o idoso para receber a vacina em casa.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo está vacinando com a segunda dose de CoronaVac os profissionais de saúde e idosos que receberam a vacina há mais de 21 dias. A pessoa não precisa ir ao posto exatamente no dia que completa 21 dias de vacinado.

O intervalo entre a primeira e segunda dose pode ser de até 28 dias. Todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina CoronaVac aplicada pela Secretaria Municipal de São Gonçalo. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade, não serão imunizados.

Também recebem a segunda dose, em seus locais de trabalho e residências, os trabalhadores da saúde que atuam em hospitais e postos da linha de frente da covid-19 e idosos em instituição de longa permanência (Ilpis) e residências terapêuticas. Os que foram vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca devem aguardar o intervalo da vacina, que é de 12 semanas, e ainda não está disponível.

Desde o início da campanha de vacinação contra covid-19, o município de São Gonçalo vem cumprindo o que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, tanto na utilização e reserva das vacinas quanto no atendimento aos grupos prioritários.

A população pode acompanhar o site www.saogonçalo.rj.gov.br e as redes sociais da Prefeitura, que irão informar quando a vacinação será retomada nas unidades de saúde e quem terá prioridade.

Locais de vacinação, de segunda a sábado, das 8h às 17h

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto
– Ginásio do Clube Mauá, Centro
– Umpa Nova Cidade
– Clínica Gonçalense do Mutondo
– Polo Sanitário Dr .Hélio Cruz, Alcântara
– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal
– Polo Sanitário Rio do Ouro

Pontos com drive thru

– Campo do Clube Mauá, Centro
– Centro de Tradições Nordestinas, Neves (somente drive thru)
– Umpa Nova Cidade

Dias de vacinação para grupos de segunda dose

– Quem tomou a primeira dose em: 04/02, pode tomar a segunda dose na próxima segunda-feira (01/03)

– Quem tomou a primeira dose em: 05/02, pode tomar a segunda dose segunda-feira (01) e terça-feira (02)

Público-alvo e documentação solicitada para primeira dose

– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em hospitais de São Gonçalo e moram na cidade.
Documentos solicitados: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.

– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em unidades hospitalares de São Gonçalo e que residem em outros municípios.
Documentos solicitados: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.

– Profissionais de saúde com mais de 60 anos que trabalham em hospitais de outros municípios e residem em São Gonçalo.
Documentos solicitados: identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar, comprovante de residência de São Gonçalo, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.

– Idosos (idades definidas de acordo com o calendário)
Documentos solicitados: identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

Balanço

Ao todo, a cidade vacinou com a primeira dose 36.164 pessoas, sendo 22.050 trabalhadores da saúde, 12.152 idosos com mais de 81 anos, 1.617 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 72 pessoas de residências terapêuticas e 273 acamados que são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

Até as 17h deste sábado (27), 10.837 pessoas foram imunizadas com a segunda dose, sendo 92 de Ilpis, 731 trabalhadores da saúde e 31 idosos entre esta sexta (26) e sábado (27).

< Material para produção de 12 milhões de doses de vacina chega ao Rio Amazonia 1 chega à orbita e inicia transmissão de dados <