Premiada

Estudante de SG é selecionada para intercâmbio nos EUA

Aluna da rede estadual integra programa 'Jovens Embaixadores'

Beatriz estuda no Colégio Estadual Dorval Ferreira da Cunha, no Rio do Ouro
Beatriz estuda no Colégio Estadual Dorval Ferreira da Cunha, no Rio do Ouro |  Foto: Divulgação

Em janeiro do próximo ano, Beatriz Ferreira da Costa, do Colégio Estadual Dorval Ferreira da Cunha, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, e João Pedro Ribeiro Mendonça, do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade - Intercultural Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, viajam para Washnington, capital dos Estados Unidos. Eles vão representar o estado do Rio de Janeiro no intercâmbio, de duas semanas, promovido pelo programa "Jovens Embaixadores", iniciativa patrocinada pela embaixada e consulados americanos no Brasil.

Na visita à capital americana, junto com os 45 representantes dos demais estados brasileiros, eles participarão de oficinas sobre liderança e empreendedorismo e de reuniões com representantes do governo, além de visitas a escolas da região. Também farão apresentações sobre o Brasil, seus respectivos estados e sobre os projetos que inscreveram no programa.

Após esses encontros, cada um segue para um estado-anfitrião – Flórida, Michigan ou Oklahoma –, onde serão hospedados por famílias voluntárias para vivenciar a cultura e o dia a dia dos americanos.

A subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel, revela sua satisfação ao ver a rede pública estadual sendo representada por dois estudantes “extremamente talentosos”.

"A participação nesse intercâmbio internacional abrirá portas para experiências enriquecedoras, além de oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional para esses nossos jovens", disse Joilza.

A jovem embaixadora Beatriz Ferreira da Costa, 18 anos, cursa o último ano do ensino médio e conta que “ama estudar idiomas”, pretende ingressar na faculdade de Letras e deseja ser escritora para “compartilhar suas ideias com o mundo”.

Ela apresentou o projeto do qual participa e ajuda a promover, o Palavras Que Salvam. A iniciativa, que organiza concursos e wokshops, visa democratizar o acesso ao conteúdo de escrita criativa e incentivar mais jovens brasileiros a lerem, escreverem, desenvolverem suas habilidades na área e a se conectarem com a literatura.

"Fiquei sem palavras ao saber que tinha sido selecionada. É uma honra ter a oportunidade de representar o meu estado e a minha escola nesse programa tão incrível. Estou ansiosíssima para conhecer os outros 45 jovens embaixadores e dividir esse aprendizado com eles. Eu tenho muito orgulho de ser brasileira e será um prazer apresentar um pouco da nossa cultura", explicou Beatriz.

João Pedro Ribeiro Mendonça, 16 anos, da 2ª série do ensino médio, foi selecionado com o projeto sobre o grêmio estudantil que preside na escola.

"O nosso grêmio, o 4All, realiza um trabalho que tem como objetivo romper as barreiras da unidade escolar. Nele, a garantia do direito do jovem é prioridade. Defendemos os acessos à educação de qualidade, arte, cultura, transporte, alimentação, esporte e segurança. Nosso grêmio é para todos, independentemente de cor, gênero ou crença", explicou o estudante.

Ele também fala sobre a reação dos familiares e amigos, sobre o almoço organizado para comemorar e como se sentiu ao saber da indicação.

"Senti uma felicidade imensa com a notícia. Ver o fruto do meu esforço me tocou profundamente. Espero coisas incríveis para essa minha temporada fora do país. Muito aprendizado, diversão e a oportunidade de fazer contatos e amigos para o resto da vida",  conclui o novo jovem embaixador.

Levando todas essas expectativas, os dois alunos embarcam no dia 19 de janeiro.

O que é o programa 

O programa Jovens Embaixadores busca estudantes da rede pública de ensino que pensam criativamente e estão engajados em iniciativas com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade. As ações empreendedoras desses jovens têm como foco inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, empoderamento jovem, necessidades especiais, cooperativas em geral, etc.

Criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2003, o programa conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das secretarias estaduais de Educação e da rede de Espaços Americanos. 

< Pastor e esposa são presos em SG por estupro de filha adotiva Ônibus 'Laranjinhas' são proibidos de circular em Itaboraí; entenda <