Solidariedade

Família de jovem doa órgãos em SG; 50 pessoas serão ajudadas

O procedimento foi realizado nesta quinta-feira (22)

Adolescente estava internada no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat)
Adolescente estava internada no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) |  Foto: Divulgação

A família de uma jovem de 15 anos, vítima de atropelamento na RJ-104, em Tribobó, São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, no último domingo (18), autorizou a captação de órgãos da adolescente após a confirmação de sua morte encefálica. 

O procedimento foi realizado nesta quinta-feira (22) no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no bairro Colubandê. Segundo a unidade, pelo menos 50 pessoas serão beneficiadas pelas doações. 

A equipe do RJ Transplantes, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), conduziu a captação de coração, rins, fígado e pulmões da vítima.

Durante todo o processo, a mãe, irmão, tios e amigos estiveram presentes, desde a dolorosa confirmação da morte até o momento da captação dos órgãos, ossos e tecidos.

Os enfermeiros Leonardo Teodósio e Elaine Soares, integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), reafirmaram a importância da doação de órgãos.

"Uma dessas vidas já foi abençoada no mesmo dia com um novo coração. Só temos a agradecer o gesto de nobreza desta família em um momento tão difícil, mas que pensaram no próximo", destacaram.

Esta não é a primeira vez que o Heat se destaca na captação de órgãos, sendo reconhecido como uma das principais unidades no estado do Rio de Janeiro para esse procedimento. Esta é a segunda vez neste ano que a equipe da CIHDOTT realiza a captação de coração.

< Flávio Dino toma posse como ministro do STF Brunna Gonçalves dá melhor resposta a crítica sobre férias <