Explicações

Saiba o motivo da água estar chegando escura nas casas

Diretor da Águas do Rio explicou a situação

Sistema Imunana-Laranjal está operando com 85% da capacidade máxima
Sistema Imunana-Laranjal está operando com 85% da capacidade máxima |  Foto: Lucas Alvarenga
 

Após a Cedae anunciar a retomada da operação no Sistema Imunana-Laranjal, na noite da última sexta-feira (5), as concessionárias Águas de Niterói e Águas do Rio também estão voltando à programação normal neste sábado (6).

Segundo o diretor institucional da concessionária Águas do Rio, Sinval de Andrade, apesar da coloração marrom, a água que tem chegado às residências pode ser consumida.  

Leia+: Água está chegando escura às casas de Niterói e região

“É importante que as pessoas saibam que quando você retira toda a água da tubulação, das caixas d'água e das cisternas, o que fica no fundo das cisternas e da caixa d'água, com a volta da água, pode ser mexido.”, explicou o diretor quanto a cor que a água tem chegado em algumas residências. 

Diretor institucional da concessionária Águas do Rio, Sinval de Andrade
Diretor institucional da concessionária Águas do Rio, Sinval de Andrade |  Foto: Lucas Alvarenga
  
Então é importante aproveitar esse momento para também limpar as caixas d'águas, limpar as cisternas porque muitas vezes você está recebendo a água normalmente sem nenhum problema de qualidade Sinval de Andrade, diretor da Águas do Rio
  

“Mas como a caixa d'água está mexendo com esse fundo, você tem a sensação de que a água está vindo ruim, é muito comum.”,  concluiu.  

72 horas

A concessionária Águas do Rio abastece os municípios São Gonçalo, Marica, Itaboraí e a Ilha de Paquetá, na capital fluminense. Conforme o diretor, a previsão é de 72 horas até que o abastecimento seja normalizado. 

“Esse restabelecimento é gradativo. Começa pelas partes mais baixas, pelas pessoas que moram mais próximo ao sistema e as pessoas que a gente chama de ponta de linha, que são as pessoas que moram em regiões mais altas e mais distantes, elas vão esperar um pouco mais.”, afirmou. 

Ainda conforme o diretor, os planos alternativos de abastecimento continuam em vigor:
  

“Nós estamos mantendo todo o sistema de contingência que montamos, com 58 caminhões-pipas, duas balsas de grande capacidade e a gente vai continuar dando esse apoio e não vai parar com esse plano de contingência enquanto a gente não tiver com tudo normalizado.”, esclareceu.

< 'Se recuperando', diz filho de escritora atacada por pitbulls 'Límpida, transparente e sem odor', diz diretor da Cedae sobre água <