Cidades

Saúde de SG realiza ação de combate à sífilis no Jardim Catarina

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, celebrado no mês de Outubro, foi realizada nesta quinta-feira (17), de 9h às 12h, a primeira ação de conscientização sobre essa doença sexualmente transmissível (DST) que atinge de forma silenciosa pessoas em todo o mundo.

A iniciativa, que ocorreu na praça em frente à Lona Cultural, no Jardim Catarina, foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica e o Programa de IST/Aids do município, com o objetivo de orientar a população local e realizar o teste rápido que identifica hepatite B e C, aids e a sífilis.

“Ações como essas são importantes, pois é necessário um combate à sífilis, que já virou uma epidemia em todo Brasil, e dessas outras doenças sexualmente transmissíveis. Precisamos descobrir os casos da doença para tratar, do mesmo modo que prevenir novos casos incentivando o uso de preservativos”, explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Somente neste ano, no município de São Gonçalo, cerca de 650 pessoas foram diagnosticadas com sífilis. A partir disso, o programa municipal vem realizando constantemente ações de promoção e prevenção da doença.

A coordenadora do programa IST/Aids, Evelin Bastos, explica o objetivo do evento e porque é necessária essa conscientização por parte da população.

“A sífilis é uma infecção bacteriana geralmente transmitida pelo contato sexual que começa como uma pequena ferida. Todo ano, nesse período de comemoração, realizamos ações em locais onde tem maior prevalência de casos no município. Então, tivemos a ideia de fazer uma ação de promoção e prevenção da saúde, com a testagem rápida e o encaminhamento para o tratamento. Além disso, estamos dando orientação e a distribuição de preservativos, pois elas são um grande papel na prevenção. Nosso intuito é atrair o máximo da população a realizar o teste, principalmente as grávidas, já que têm um risco de transmitir ao bebê no nascimento", declara Evelin.

A ação contou com profissionais da saúde, dentre enfermeiros, técnicos e assistentes sociais, onde conversaram com moradores das proximidades sobre a importância de realizar os exames de rotina e, principalmente, o teste rápido de IST/Aids.

Além de encaminharem as pessoas que derem positivo no exame para a unidade próxima que realiza o tratamento e distribuírem preservativos masculinos e femininos para maior prevenção.

O processo de realização dos testes dura em torno de 15 minutos e é dividido em três etapas. O paciente passa pelo aconselhamento pré-teste com atendimento de avaliação de risco, seguido da coleta de sangue e entrega do resultado.

Renata de Souza, de 38 anos, foi uma das pessoas a participar da ação e realizar o teste. A doméstica e moradora do Jardim Catarina está grávida de 7 meses e afirma que nunca se aprofundou muito sobre a doença, mas sempre ouviu de médicos dos riscos de se contrair a sífilis na gravidez.

“Estava no posto aqui em frente tomando uma vacina quando me avisaram dessa ação e da importância de realizar esse teste por estar grávida. É essencial estarmos sempre realizando exames preventivos e ter informação dos males que essas doenças podem causar. O que mais se ouve são casos de pessoas com elas, então você pode estar, porque muitas vezes não é algo aparente. Depois do que conheci hoje, avisarei conhecidos e estarei sempre fazendo exames de rotina como prevenção”, informa.

Diversos profissionais, como infectologistas, hepatologistas, nutricionistas, ginecologistas, psicólogos, assistentes sociais, dentistas e pediatras realizam o tratamento dos portadores da doença após a confirmação do diagnóstico. Unidades de saúde também realizam a distribuição de preservativos e material educativo para a população.

A Coordenação Municipal de IST/Aids funciona na Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, na Rua Heitor Levi, 34, e atende no número 2624-5756 e no email [email protected].

< Manhã de operação policial no Salgueiro, em SG Campanha de doação de sangue acontece neste sábado em Maricá <