Cidades

Secretários de SG deixam cargos de olho nas eleições

Quatro secretarias tiveram os chefes alterados. Foto: Arquivo

Os Atos Oficiais do município de São Gonçalo, nos últimos dois dias, foram recheados de exonerações, principalmente no que tange as principais secretarias da cidade. Pelo menos quatro pastas tiveram seus 'manda-chuvas' alterados, entre elas Educação, Segurança Pública, Transportes e Meio Ambiente. Coincidência ou não, o prazo para afastamento de cargo público a fim de concorrer ao Legislativo termina no próximo sábado (4).

No Diário Oficial desta quarta-feira (1º), foi publicada a saída de José Rafael de Abreu Magalhães, conhecido no meio parlamentar como Fael (DEM), do cargo de secretário municipal de Meio de Ambiente. Quem assume a pasta é o vice-comandante, o até então subsecretário Thiago Gonçalves Pereira.

Já nos atos de terça-feira (31), foram publicadas três grandes exonerações. Na Educação, Marcelo Conceição de Azeredo deu lugar ao também "vice", Maurício Nascimento de Almeida. Na pasta de Transportes, Thiago de Araújo Silva, o vereador Thiago da Marmoraria (MDB), cedeu a cadeira para a "02", Márcia Vieira Vitor.

Por fim, na Secretaria Municipal de Segurança Pública, Felipe Brito Soares, deixou o cargo mais alto da pasta para a entrada de Luana das Neves Medeiros, que até então atuava como diretora de divisão. Diferente dos demais, Felipe foi nomeado para exercer o cargo de coordenador da pasta.

Pelo calendário eleitoral, o prazo para afastamento de cargo público varia de quatro a seis meses, dependendo da função desempenhada. Para o caso de pleitear o parlamento municipal, é preciso deixar o cargo até seis meses antes da eleição, sendo o prazo máximo é neste sábado (4). Esta é a mesma data pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para filiação de candidatos que querem concorrer ao pleito em outubro.

< Prazo de entrega da declaração do IR é prorrogado por dois meses Senado aprova ampliação do auxílio de R$600 a outras 30 categorias <