Cidades

SESI/SENAI: Últimos dias para inscrição de vagas gratuitas

Em São Gonçalo estão sendo disponibilizadas 80 vagas. Foto: Firjan

As inscrições para 1.360 vagas gratuitas para o Ensino Médio do SESI e para o Curso Técnico do SENAI acabam nesta sexta-feira (27). Em são Gonçalo há 80 vagas disponíves. 

Os interessados devem estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou tê-lo concluído. As oportunidades são para jovens com renda familiar per capita bruta de até 1,5 salários mínimos. 

O público alvo preferencial serão os dependentes de industriários e complementarmente a comunidade. Os alunos do 9º ano do SESI, que atenderem ao perfil de renda, também poderão participar e terão precedência na classificação. 

Só na Região Metropolitana serão ofertadas 720 oportunidades, nas seguintes unidades: Maracanã (240 vagas); Jacarepaguá (160 vagas); Duque de Caxias (160 vagas); Nova Iguaçu (80 vagas); e São Gonçalo (80).  

Para o interior, serão destinadas 640 oportunidades, distribuídas entre as unidades de Barra Mansa (80 vagas); Macaé (160 vagas); Nova Friburgo (80 vagas); Petrópolis (80 vagas); Resende (160 vagas) e Volta Redonda (80 vagas). 

Um dos principais objetivos da instituição é o fortalecimento da Educação Básica articulada com a Educação Profissional. Por isso, a partir de 2020, o Ensino Médio do SESI passa a ser oferecido somente de maneira concomitante ao Curso Técnico do SENAI, e de forma gratuita. 

Regina Malta, gerente geral de Educação da Firjan SENAI SESI, destaca que a proposta da instituição é de investir na formação de jovens com a perspectiva de futuro, com uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento humano e tecnológico.  

“A Escola Firjan SESI reforça a proposta de unir o Ensino Médio com o Curso Técnico da Firjan SENAI, preparando os jovens para os desafios da cidadania, do trabalho da inovação e da continuidade de estudos”, finalizou. 

CALENDÁRIO DO EDITAL 

O edital completo está disponível no site da Escola Firjan SESI e as inscrições devem ser realizadas através do mesmo.  

A validação deve ser presencial, de 30 de setembro a 4 de outubro, na unidade escolhida, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com toda a documentação necessária: carteira de identidade; cópia do CPF; cópia do certificado de conclusão ou comprovação de estar matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental; autodeclaração de renda; comprovante de dependência de industriário ou ex-industriário com vínculo até três anos antes da data de publicação do edital. 

Em 9 de outubro serão divulgados (online) os locais das provas e em 19 do mesmo mês estas serão aplicadas (de forma presencial), das 9h às 12h. A avaliação será composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas da 2ª etapa do Fundamental II, em especial do 9º ano. 

< Acidente complica trânsito em Icaraí Filhos de Flordelis ficarão em presídios diferentes <