Cidades

Shoppings terão horários reduzidos e lojas fechadas

Praça de Alimentação do Plaza Shopping
Praça de Alimentação funcionará com ênfase no serviço de entregas. Foto: Wallace Rosa/Arquivo

Shopping terão as lojas fechadas e funcionarão em turno único a partir desta terça-feira (17) em todo o estado do Rio. A informação partiu do próprio governador Wilson Witzel (PSC), no Palácio da Guanabara, nas Laranjeiras, na tarde desta segunda-feira (16), durante coletiva para tratar dos avanços do novo Coronavírus (Covid-19) entre os municípios.

Segundo o governador, os shoppings terão de atuar com nova adequação de horário e as lojas não deverão funcionar. Além disso, apenas a Praça de Alimentação continuará aberta, mas com ênfase no serviço de entregas.

"Estamos consolidando medidas para restringir ainda mais a mobilidade das pessoas. Faço um apelo aos empresários de que, se nada for feito, em três semanas, vamos ter mais de 20 mil pessoas contaminadas e isso vai gerar mais de mil pessoas infectadas. Hoje não temos leito de CTI para essa quantidade de pessoas", declarou o governador.

O decreto suplementar ainda será publicado nesta segunda e faz parte do conjunto de medidas que o Governo do Estado anunciou após a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a pandemia do novo Coronavírus.

Segundo o governador, o decreto extraordinário desta segunda-feira vai declarar situação de emergência em todo o Estado. O anúncio foi feito após uma reunião, pela manhã, com secretariado, entidades, donos de bares e restaurantes. Witzel ainda informou que pretende destinar R$320 milhões para ajudar pequenas e microempresas, além de empregadores individuais.

"Vamos ajudar com um financiamento com carência de 12 meses. Essa crise não durará, se trabalharmos bem, além de seis meses. Mas os primeiros três meses serão cruciais. Faço um apelo para a população de nosso estado, aos jovens e a todos aqueles que ainda não entenderam que a situação é grave. Estamos tentando evitar mortes como ocorreram e estão ocorrendo na Itália, na Espanha e na China", explicou.

Niterói

Questionado sobre o anúncio feito pelo governador, o Bay Market, no Centro de Niterói, informou que assim como os demais shoppings do Rio, irá respeitar qualquer eventual decreto que seja oficializado.

No entanto, reiterou que já implantou medidas para ajudar neste momento, como: intensificar as rotinas de higienização e reforçar o treinamento de limpeza com toda a equipe, além de triplicar a quantidade de vidros de álcool em gel por toda extensão do shopping, principalmente nos acessos.

"Até o momento estamos mantendo o horário de funcionamento normal. Todos as decisões anteriores do governo do Estado, tais como fechar cinemas e instituições de ensino, foram cumpridas pelo Shopping Bay Market", comunicou.

O Plazza Shopping ainda não se pronunciou sobre o assunto.

< Sobe para 31 os casos de novo Coronavírus no Rio Jorge Jesus testa positivo para Covid-19 e aguarda contraprova <