Cidades

Teste rápido para detectar COVID-19 chega a Niterói

Niterói inicia testagem massiva na próxima semana. Foto: Arquivo

Os cerca de 40 mil testes rápidos para detectar o novo coronavírus (Sars-CoV-2) encomendados pela Prefeitura de Niterói começaram a chegar nesta terça-feira (7). A entrega acontece quatro dias após o previsto. De acordo com o prefeito Rodrigo Neves (PDT), houve atraso na entrega por conta da alta demanda pelo insumo.

"Está muito difícil conseguir insumos, equipamentos e respiradores. Os equipamentos para testagem massiva começaram a chegar hoje", afirmou o líder do Executivo durante visita ao Hospital Oceânico, em Piratininga.

Os testes serão direcionados para profissionais de saúde com sintomas, para os grupos de risco e pacientes com sintomas respiratórios graves. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não bateu martelo sobre o cronograma das testagens.

"Fechamos o protocolo e estamos treinando a equipe e vamos iniciar a testagem de forma gradativa na semana que vem" afirmou o médico sanitarista Rodrigo Oliveira, secretário de Saúde de Niterói.

Quem estiver com sintomas respiratórios deve buscar as emergências do Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Bairro de Fátima, a UPA Mário Monteiro, na Região Oceânica, e as policlínicas da Engenhoca e Largo da Batalha. Estas são as emergências mais equipadas para receber pacientes com suspeita, de acordo com o secretário.

Os pacientes com quadro grave estão sendo testados pelo método convencional PCR. O último boletim epidemiológico registrou 92 casos confirmados da doença e dois óbitos.

Neves reforçou a necessidade de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus no município e orientou o uso de máscara em espaços públicos a partir desta quarta-feira (8).

Maricá na frente

Funcionários no polo de antedimento para pacientes com suspeita de coronavírus em Maricá
Em Maricá um polo de atendimento foi montado no centro da cidade. Foto: Ascom Maricá

Em Maricá, 40 mil kits de testagem rápida, encomendados pela Prefeitura, já chegaram e 2.400 profissionais de saúde com suspeita do novo coronavírus já estão sendo testados no anexo montado próximo ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal. Neste primeiro momento, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que apenas profissionais de saúde serão testados, por estarem na linha de frente no combate à doença.

< Senado desenvolveu o Sistema de Deliberação Remota em tempo recorde Servidores do Hospital Antônio Pedro na luta para viabilizar testes da Covid-19 <