60 anos

Tradicional colégio do Rio fecha as portas após 60 anos

Rede Miguel Couto alega crise financeira e inadimplência

A rede contava com diversos colégios ao longo de seis décadas
A rede contava com diversos colégios ao longo de seis décadas |  Foto: Reprodução
 

Crise financeira e inadimplência levaram o tradicional Colégio Miguel Couto, de seis décadas, a fechar as portas no Rio de Janeiro. A rede conta com quatro colégios na capital fluminense: Tijuca, Cachambi e Vila da Penha, na Zona Norte, e Recreio, na Zona Oeste. 

Já teve unidade em Niterói, até 2017, na Região Metropolitana; e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A empresa já se encontrava em processo de recuperação judicial. 

A direção da escola comunicou que fez uma parceria com o Colégio Lattos, no Méier, na Zona Norte do Rio, para receber os alunos de suas escolas fechadas. Essa instituição de ensino tem mais de 20 anos de existência.

Em comunicado, a rede Miguel Couto informou que os responsáveis que optarem pela matrícula no Colégio Lattos, terão uma série de reuniões onde serão apresentados os projetos pedagógicos da instituição. 

Veja a íntegra do comunicado 

"O Grupo Miguel Couto, há mais de seis décadas voltado ao ensino de qualidade, contribuiu com a formação de um grande número de pessoas que hoje estão vivendo seus sonhos profissionais impulsionados pela escola e que ainda mantem os relacionamentos adquiridos nesse tempo e ambiente tão marcantes. A infância e a adolescência se traduzem em uma época de grandes mudanças e evoluções e, com certeza, a escola é um fator primordial em todo esse processo.

Nos alegramos por fazer parte da história de muitas famílias que interagiram conosco nesses anos nos quais nos dedicamos à formação dos jovens, sempre investindo e acreditando na próxima geração. Agradecemos a todos que por aqui passaram e pela harmoniosa convivência em todos esses anos.

Na elaboração do processo pedagógico contamos com inúmeras variáveis, sendo uma delas o fator financeiro. Embora não seja o principal aspecto a se considerar em uma escola, é imprescindível para que um trabalho de qualidade seja feito. Dado o atual momento que nossa sociedade atravessa, enfrentando uma série de crises financeiras, inclusive a causada pela pandemia da Covid-19, muitas empresas, mesmo as com solidez de décadas no mercado, não conseguem suportar tamanha pressão. Concomitantemente, a inadimplência tem alcançado índices insuportáveis.

Desse modo, após muitas avaliações e simulações, acompanhando o cenário lento de renovação de matrículas, o nível de inadimplência, a conjuntura econômica brasileira e mundo afora, o curso legal da Recuperação Judicial pela qual a empresa atravessa, os elevados custos, bem como as incertezas com o desdobramento da economia, o Grupo Miguel Couto decidiu por bem encerrar suas atividades nesta unidade ao término deste ano letivo de 2022.

Contudo, não poderíamos nos despedir sem antes providenciar uma proposta de transição serena aos alunos e responsáveis que sempre acreditaram em nosso trabalho. Dessa forma, conhecedores das propostas pedagógicas das escolas próximas, encontramos uma que confiamos que satisfará, em muito, os nossos alunos e seus responsáveis.

Cientes da solidez e excelência pedagógica desta escola, com mais de 20 anos no setor educacional, firmamos uma parceria com o Lattos Colégio e Vestibulares. A fim de que todos conheçam a proposta pedagógica e o espaço físico da instituição, disponibilizamos o contato da secretaria para maiores informações, marcação de visitação e atendimento com a coordenação pedagógica. O Lattos está localizado na Rua Medina, 246 – Méier e o contato telefônico com a instituição pode ser feito pelos números: (21) 3268-2112 e (21) 98350-0016.

Objetivando a melhor transição para os nossos estudantes, a direção pedagógica do Lattos Colégio e Vestibulares realizará reuniões com os responsáveis e alunos para esclarecer todo seu projeto pedagógico. A primeira delas será realizada no dia 22/12, às 9h, na própria unidade do Colégio e Curso Miguel Couto, unidade Cachambi.

Havendo o interesse de transferência para a instituição indicada, os trâmites relacionados a documentação serão diretamente tratados entre as secretarias, bastando apenas o aluno estar matriculado para 2023. Um pacote de benefícios será cedido aos estudantes para os anos futuros, e, para que não haja impacto financeiro para as famílias, negociamos a manutenção dos valores de mensalidades já firmados, mas que somente serão válidos para os que estão matriculados para 2023 e em dia com as mensalidades escolares em 2022. Todas essas informações, financeiras e acadêmicas, serão respondidas nas reuniões e através dos canais de atendimento.

Condições para a transferência

A escola oferece dois canais de comunicação para facilitar a decisão das famílias sobre a proposta de transição sugerida das matrículas já efetivadas para 2023.

A transferência dos alunos já matriculados para o Lattos Colégio e Vestibulares, será realizada a partir do seguinte protocolo:

- Envio de mensagem pelo responsável do aluno para o telefone ou WhatsApp: Central de Informações da Unidade (21) 99434-3227, contendo: nome completo do aluno matriculado; série/ano que cursará em 2023; nome completo do responsável do aluno; mensagem de (SIM) ou (NÃO) para a transferência automática.

Os alunos que ainda não se matricularam para o ano letivo de 2023 e que têm interesse de transferência deverão fazer o processo diretamente na secretaria da escola indicada, mantidas as mesmas condições de matrículas e mensalidades para 2023, mas estarão sujeitas à disponibilidade de vagas.

Caso não haja interesse de transferência para a instituição indicada, os responsáveis que já realizaram matrícula para 2023 deverão enviar e-mail para [email protected] e/ou o telefone: 99411-0604, para que sejam informadas as etapas para o cancelamento das matrículas.

"Como sempre, faremos o encerramento do ano letivo de 2022 com toda a seriedade de mais de 60 anos de experiência. A escola está organizada para que não haja dificuldade em relação à documentação dos alunos, tanto dos que optarem pela transição proposta quanto aos que preferirem seguir para outra instituição. Dessa forma, pais e alunos poderão atravessar esse momento ímpar com tranquilidade", afirmou o Colégio Miguel Couto.

O gestor da unidade estará disponível para esclarecer toda e qualquer dúvida. É preciso agendar com antecedência através dos telefones de contato da unidade: (21) 3268-2112 e (21) 98350-0016, para que sejam definidos os dias e horários para o atendimento.

< Crianças terão pulseiras de identificação no Ano-Novo de Copacabana Whindersson Nunes nega romance com dentista: 'Não adianta tentar' <