Perigo!

Tubulação de água estoura e prédio fica inundado em São Gonçalo; veja o vídeo

Moradores relataram momentos de terror

Tubulação de água do bloco 1 estourou e inundou o prédio
Tubulação de água do bloco 1 estourou e inundou o prédio |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Moradores do condomínio Jardim Pendotiba Clube, localizado no bairro Maria Paula, em São Gonçalo, viveram uma madrugada de terror nesta segunda-feira. De acordo com relatos dos condôminos, a tubulação de água do prédio, no bloco 1, estourou e inundou completamente o edifício. Os elevadores ficaram danificados e um dos andares mais afetados foi o 15°.

Natália Guedes, vendedora, mora no local e disse que foi pega de surpresa. De acordo com o relatado, o incidente teve início por volta das 4h da manhã e ela só acordou porque sua cachorra, da raça pug, deu o alerta de que algo errado estava acontecendo. 

"Ela começou a latir desesperadamente, quando levantamos, vimos (a situação). Fiquei nervosa, meu marido mandou pegar a cachorra e sair correndo, a porta não abria, parecia empenada pela água. Escorreguei e levei um tombo com a cachorra no colo", relatou.

Ela ainda acrescentou que o volume de água foi tão intenso que os pisos da sala, que estavam com uma parte do rejunte solto, descolaram completamente do chão.

Pisos da sala descolaram com a quantidade de água
Pisos da sala descolaram com a quantidade de água |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Nas escadas, único local de acesso, até o momento, para quem mora nos andares superiores, Indiara Baridoti contou o quanto a situação está causando transtornos aos moradores. Ela mora no 6° andar e precisou subir com sua filha, um bebê, no colo.

"Agora eu tô subindo de escada, não tem elevador, ele tá parado, eu sou do sexto andar, com criança no colo. E o pior é que tô sem água né, todo mundo sem água, desde a madrugada. Ainda bem que eu tenho a comidinha dela, mas água para tomar banho, para beber, não tem", relatou.

Thaisa Miranda, militar, falou que essa não é a primeira vez que isso acontece no local. A casa dela sofreu com inundações e o quarto do filho, de apenas 1 ano, também foi afetado.

"Foi a tubulação do condomínio, a gente acredita que foi mal feito, porque estava colado, foi muita pressão de água. Estourou e inundou tudo. Essa não é a primeira vez que acontece, mas foi a de maior proporção", contou.  

Outra moradora também teve itens de casa prejudicado, a Tatiane Lino é confeiteira e, com a páscoa se aproximando, deveria estar trabalhando, mas seu material foi danificado durante o incidente.

"Estragou todo material de trabalho, as caixas de papelão que uso para entregar bolos, doces e ovos de páscoa. Era para eu estar trabalhando", informou.

Ela ainda acrescentou que, apesar do transtorno, a MP Construtora, responsável pelo edifício, se prontificou a reembolsar todos os itens danificados.

Procurada, a construtora informou que foi acionada por volta das 6h30h da manhã desta segunda-feira, e identificou problemas hidráulicos, que foi o rompimento de uma conexão. Eles informaram que foram até o local e por volta das 12h30 o fornecimento de água já havia estabilizado.

"Neste momento estão sendo feitos os reparos necessários no sistema, sem qualquer interferência no fornecimento aos moradores, que estão recebendo toda a assistência da empresa. Todos eles receberão uma equipe da MP para avaliar possíveis prejuízos. Cabe ressaltar que houve outra situação neste mesmo empreendimento anos atrás, em que um morador rompeu a tubulação e a construtora resolveu, arcando com os custos, mesmo sabendo que foi um problema de uso. Empresa com 10 anos de experiência, a MP Construtora destaca que todos os empreendimentos adotam as principais normas de construção e instalações, e contam com uma equipe técnica de plantão para eventuais emergências. Todos os testes e laudos, inclusive numa pressão maior conforme exige a ABNT, foram realizados. O empreendimento cumpre todas as normas estabelecidas por Lei e foi entregue há mais de 3 anos", disse em nota.

Confira nos vídeos como ficou a situação durante o incidente:

  • Tubulação de água estoura e prédio fica inundado em São Gonçalo; veja o vídeo
    Tubulação de água estoura e prédio fica inundado em São Gonçalo
  • Tubulação de água estoura e prédio fica inundado em São Gonçalo; veja o vídeo
    Tubulação de água estoura e prédio fica inundado em São Gonçalo
  • Tubulação de água estoura e prédio fica inundado em São Gonçalo; veja o vídeo
    Tubulação de água estoura e prédio fica inundado em São Gonçalo
  

< Empresa descumpriu regra de identificar chamadas? Saiba o que fazer Ex-ministro da Fazenda, Eduardo Guardia morre em São Paulo <