Cidades

Uerj suspenderá vacinação drive-thru e manterá postos de pedestres

Imagem ilustrativa da imagem Uerj suspenderá vacinação drive-thru e manterá postos de pedestres
|  Foto: Foto: UERJ
A opção foi para priorizar o atendimento a pé. Foto: UERJ

A vacinação contra a Covid-19 no drive-thru do campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que vinha funcionando exclusivamente para ministrar a segunda dose de quem já tinha sido imunizado no local, será suspensa a partir da próxima segunda-feira (15).

É que a maioria dos idosos vacinados pela Uerj já completou o ciclo da imunização: faltam cerca de duas mil pessoas, que tomarão a segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca somente no mês de maio. Desde a abertura do drive-thru, em fevereiro, a equipe de voluntários da Uerj vacinou cerca de 23 mil pessoas.

Já o atendimento para quem busca a primeira dose do imunizante permanece sendo realizado no posto de vacinação para pedestres montado em frente à Concha Acústica Marielle Franco, de acordo com a disponibilidade de vacinas e seguindo o calendário da Prefeitura do Rio. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, com entrada pelo portão 1, na Avenida Radial Oeste.

“A segunda dose da vacina AstraZeneca será apenas em maio, para aqueles que foram imunizados em fevereiro. Com o reinício das aulas remotas na Universidade, as escalas dos nossos profissionais e estudantes voluntários ficaram limitadas”, informou o professor Ricardo Mattos, vice-diretor da Faculdade de Enfermagem da Uerj. Segundo ele, a logística envolvida para a administração simultânea das duas doses da vacina seria arriscada. “A circulação no campus poderia ultrapassar 3 mil pessoas por dia, ocasionando longas filas e exposição desnecessária aos idosos”, afirma.

Por isso, a opção foi priorizar o atendimento a pé, facilitado pela localização do posto de vacinação montado no campus: ao lado do acesso às estações de metrô e de trem.

Compromisso social

Para a professora Luiza Mara, diretora da Faculdade de Enfermagem, a vacinação contra a Covid-19 representa bem o impacto positivo da ciência e a importância da atuação universitária junto à sociedade. "Tem sido uma experiência inédita, que honra o papel da universidade pública perante a população”, ressalta. De acordo com a professora, o número de pessoas imunizadas na Uerj corresponde a cerca de 7% da população idosa que foi vacinada no município. “Sem dúvida, uma marca impressionante, que não seria possível sem o envolvimento de professores, residentes e estudantes que participam de forma voluntária", conclui.

O esquema especial montado para o drive-thru, sob a coordenação da Faculdade de Enfermagem (FEN), junto com o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (Dessaude) da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3), envolveu 25 vacinadores por dia, além de vários escribas responsáveis pelo cadastro.

A vacinação para pedestres conta com a parceria das equipes da Policlínica Piquet Carneiro e do Hospital Universitário Pedro Ernesto. No total, são 6 vacinadores, 12 escribas e dois supervisores.

< Saiba onde fazer o teste de Covid-19 em São Gonçalo Gabinete de Crise é montado para tratar do abandono no Centro do Rio <