Reta final

Última chamada: veja dicas de professores para a prova do Enem

Alunos têm menos de uma semana se preparar para o exame

Aulão solidário em Niterói prepara alunos para o Enem
Aulão solidário em Niterói prepara alunos para o Enem |  Foto: Marcelo Tavares
 

Faltando uma semana para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 13 e 20 deste mês, professores de uma escola em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, organizaram um 'Aulão Solidário' no último sábado (5), com objetivo de 'refrescar' os conteúdos educativos na mente dos alunos e, também, arrecadar latas de leite em pó para a doação. 

As aulas tiveram foco na revisão de questões de ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens. Tudo foi organizado pela Escola Canadense e o curso Sala de Ensino. 

"A ideia veio para promover um dos últimos encontros dos alunos e os conteúdos que são trabalhados na prova do Enem. Então, a ideia é mais do que trabalhar com conteúdo em si, é com a expectativa dessa prova, para dar aquele último momento de respiro antes desse importantíssimo exame", explicou o diretor acadêmico da unidade e professor de história Rodrigo Porto.

Cerca de 70 alunos acordaram cedo para participar da revisão de conteúdos
  
No final fazemos a doação para uma instituição. A gente une essa oportunidade de trabalhar os conteúdos com uma campanha solidária Volmar Souza, diretor do curso Sala de Ensino e professor de português
  

Cerca de 70 alunos acordaram cedo para participar da revisão de conteúdos, que teve início às 8h e só foi finalizada às 13h. As inscrições foram limitadas e os diretores ressaltaram que o preparatório não terá uma segunda etapa.

"Foi premeditado para acontecer hoje [sábado] porque existe, também, uma característica psicológica dos alunos. Entre uma prova e outra eles gostam de relaxar, eles preferem um estudo um pouco mais intimista, e o aulão deixa todos muito nervosos, mexe com as expectativas, então pode não ser muito bom para o segundo dia [do Enem]", ressaltou Volmar Souza, professor de Português. 

Ainda dá tempo de estudar?

O professor de língua portuguesa Volmar Souza ressalta que é possível se preparar para a prova faltando uma semana
O professor de língua portuguesa Volmar Souza ressalta que é possível se preparar para a prova faltando uma semana |  Foto: Marcelo Tavares
  

Aos que deixaram para última hora, os professores ressaltaram que ainda dá tempo de estudar e fazer uma boa prova, basta focar em questões mais pontuais como:

  • Ciências humanas e linguagem: exercitar a interpretação de textos literários, imagens, mapas;
  • Ciências da natureza: pesquisar atualidades e exercitar química e física;
  • Matemática: resolução de exercícios;
  • Redação: fidelizar o modelo e fortalecer o repertório.

"A gente não compara a preparação de uma semana com a preparação de quem se dedicou por um ano, mas é mito dizer que faltando uma semana não tem o que fazer, sempre tem. Existe uma preparação em termos de conteúdo, nada muito grande, tópicos, estudar atualidades, trabalhar interpretação textual, de imagens, tudo isso pode ser feito em um dia. Temos 5 dias, dá para fazer 1 em cada", pontuou o professor. 

Descanso

Diretor da unidade e professor, Rodrigo ressalta que é importante descansar nesta semana
Diretor da unidade e professor, Rodrigo ressalta que é importante descansar nesta semana |  Foto: Marcelo Tavares
  

Para o professor  e diretor, Rodrigo Porto diz que é importante preservar a saúde mental e física antes da prova, já que as questões vão demandar muito de cada aluno.

"É uma prova de resistência física e psicológica, então é muito importante essa semana dormir bem, se alimentar bem, acordar em horários programados, simular sua ida ao local de prova. É a hora de fazer caminhadas e exercícios leves", salientou.  As avaliações acontecem no próximos dois domingos (13 e 20). 

< Musa do 'Caldeirão' é encontrada morta dentro de casa em SP Ludmilla e Ronaldinho curtem festa com rapper americano no Rio <