Cidades

Últimos acertos para o Carnaval 2018 em Maricá

A realização do Carnaval 2018 mobilizou várias secretarias da prefeitura de Maricá, que se reuniram nesta quinta-feira (18) no Cinema Henfil, no Centro, para alinhar o planejamento de atuação durante a festa. Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Turismo, Saúde, Defesa Civil, Conservação, Assistência Social, Urbanismo, Cidade Sustentável e Cultura, além de Planejamento e Comunicação trabalham para oferecer um carnaval ainda melhor que o do ano passado.

Obedecendo à Lei Federal 1094/2015, será proibida a venda de bebida em garrafas de vidro, sob pena de multa e apreensão. Quando há venda de bebida alcoólica para menores de idade, a pena é de detenção e multa ao comerciante. Nesses casos, o município fiscaliza e a Polícia Civil autua.

Os 45 novos guarda-vidas aprovados no último concurso da Defesa Civil se unirão aos outros 26 que já atuam no efetivo para reforçar a vigilância diurna nas praias, espalhados pelos 15 postos da orla. Três mil pulseiras de identificação serão distribuídas para as crianças.

Assim como no ano passado, serão distribuídos aproximadamente dez mil guias com a programação completa do evento, os serviços em funcionamento na cidade e informações de utilidade pública, como endereços e telefones dos atendimentos em geral ao público, ilustrados inclusive com um mapa indicativo dos pontos de ação do governo municipal.

O secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Celso Netto, explicou a interdição de vários trechos de rua para entrada de  veículos, nos moldes do plano de 2017, quando boa parte do Centro ficou fechada durante todo o Carnaval: “a prioridade é o cidadão. Carros, motos e coletivos não passarão próximo aos blocos e palcos de shows de modo a resguardar a integridade física dos foliões e sua livre circulação”, afirmou.

A secretaria municipal de Saúde informou que a “blitz da prevenção” continuará este ano realizando testes de doenças virais em exames de sangue com resultado quase instantâneo durante os dias de festa. As equipes esperam fazer cerca de cinco mil atendimentos.

Já o sistema de coleta de lixo se manterá normal em residências e comércios, porém a varrição será intensificada – através do uso de todo o efetivo disponível na Limpeza Urbana – nas vias com atrativos carnavalescos que concentrem grande número de pessoas. O grupo de trabalho ainda se reunirá novamente antes do feriado de Momo.

< Policial militar é encontrado morto dentro de carro abandonado em São Gonçalo Polícia Militar ocupa o Complexo do Caramujo <