Decreto

Uso de celular em sala de aula é proibido no Rio; entenda

Alegação foi que utilização prejudica a aprendizagem

Uso está liberado apenas para fins pedagógicos no ambiente de ensino
Uso está liberado apenas para fins pedagógicos no ambiente de ensino |  Foto: Arquivo/Enfoco
 

O uso de celulares está proibido nas salas de aula em escolas municipais do Rio. A medida, publicada em decreto no Diário Oficial do município nesta segunda (7), pretende diminuir o uso excessivo de jovens estudantes dos aparelhos e tablets, considerados nocivos à aprendizagem.

A utilização dos equipamentos eletrônicos está liberada apenas para fins pedagógicos. A medida também não permite o uso fora das salas, quando houver trabalhos individuais ou em grupos. Alunos que precisem de auxílio por conta de deficiência poderão usar. 

De acordo com o secretário municipal de educação do Rio, Renan Ferreirinha, é preciso uma nova maneira de educar as crianças para ajudar no uso da internet. 

"Pesquisas mais recentes têm afirmado que o uso inadequado dos celulares atrapalha a concentração e prejudica diretamente a aprendizagem. Vivemos uma epidemia de distrações e precisamos educar nossas crianças com novos hábitos que os novos tempos requerem. É como se o aluno saísse de sala toda vez que vê uma notificação ou que entra numa rede social. Não tem como prestar atenção e aprender de forma plena assim", disse. 

< Carro colide com mureta e interdita trânsito na Linha Amarela Morre a atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos, no Rio <