Cidades

Vacinação contra a gripe é retomada em Niterói

Vacinação foi retomada nesta segunda-feira (30). Foto: Marcelo Tavares

A campanha de vacinação contra a gripe em Niterói foi retomada nesta segunda-feira (30), conforme previsto pela Prefeitura. A imunização foi suspensa na última quarta-feira (25), após a falta de reabastecimento dos estoques na cidade.

Na Policlínica Regional Doutor Sérgio Arouca, no bairro Vital Brazil, na Zona Sul de Niterói, duas áreas foram montadas para a vacinação: uma para pessoas que chegavam a pé e eram atendidas na parte interna da Policlínica e outra para as que chegavam de carro e eram vacinadas dentro dos próprios veículos.

A aposentada Lilian Santos, de 67 anos, contou que foi até o local pela segunda vez acompanhada da filha para tomar a vacina, já que na última semana não conseguiu.

"Da primeira vez que vim já tinha acabado, mas fomos informadas que poderíamos voltar a partir de hoje (30) para se vacinar. Lá em casa estamos todos de quarentena, só saímos mesmo para isso, pois não deixa de ser uma forma de prevenção", disse.

Morador de Icaraí, o aposentado Augusto Almeida, de 64 anos, acordou cedo e garantiu a dose da vacinação.

"Aproveitei que tinha ajuda para vir até o local e resolvi isso de uma vez. Não podemos bobear com a saúde”, disse.

A vacina

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, alerta que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus, mas é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

“Estamos seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério. É de extrema importância que as pessoas do público-alvo se protejam dos vírus da influenza e reduzam o número de internações, complicações e mortes em decorrência de infecções, principalmente nesse momento que estamos enfrentando um outro vírus”, destaca Rodrigo, explicando que a vacina que está sendo aplicada é fabricada com partículas inativadas dos vírus, portanto, ela é incapaz de produzir a doença.

Calendário

Após a conclusão de imunização do público-alvo, formado por idosos e profissionais da área de saúde, terá início a vacinação para professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais – que devem levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. A terceira e última fase será para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mãe nos últimos 45 dias), adultos de 55 a 59 anos de idade, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, fala da importância da vacinação.

“É fundamental que a gente consiga imunizar um grande número de pessoas do público-alvo. Mesmo quem já se vacinou no ano passado, precisa receber nova dose. A imunização é segura e muito importante para evitar complicações”, alerta Maria Célia, explicando que a meta da FMS é vacinar 90% de cada grupo.

Locais de vacinação

Policlínicas: Dr. Carlos Antônio da Silva - Rua Jansen de Mello s/nº, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa; Dr. Guilherme Taylor March - Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes - Rua Ver. Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa - Est. Engenho do Mato s/nº, Itaipu; Dr. João da Silva Vizella, Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto; Policlínica de Piratininga, Rua Marcolino Gomes Candau, 111, em Piratininga e Policlínica Almir Madeira, R. Prof. Hernani Melo, 103, São Domingos.

Unidades Básicas de Saúde (USB) Morro do Estado, Santa Bárbara e Engenhoca.

Programa Médico de Família (PMF) e Clínica Comunitária da Família (CCF): Baldeador, Bernardino, Boa Vista, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Engenho do Mato, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Ponta D’Areia, Preventório I, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga, Viradouro, Vital Brazil, CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas, Várzea das Moças, Morro do Céu, Cavalão e Coronel Leôncio.

< Aulas online começam nesta segunda para rede estadual Viagens poderão ser adiadas ou canceladas sem multa no Rio <