Terror

Bar alvo de tiros em Itaboraí é o mesmo onde houve 5 mortes em 2021

No ataque mais recente, uma mulher foi morta e duas feridas

Crime aconteceu neste sábado durante a tarde
Crime aconteceu neste sábado durante a tarde |  Foto: Reprodução

O bar alvo de um ataque a tiros neste sábado (22), que resultou na morte de uma mulher e deixou outras três pessoas feridas, no bairro Retiro São Joaquim, em Itaboraí, na Região Metropolitana, foi o mesmo local onde cinco pessoas morreram em dezembro de 2021, incluindo ex-vereador Wellington Emerick Pinto. A polícia acredita que os ataques tenham sido causados por disputa de território entre criminosos e milicianos. 

De acordo com a Polícia Civil, o caso anterior foi investigado como disputa de território entre traficantes e milicianos. Já em relação ao crime mais recente, as investigações ainda estão em andamento.

As imagens de câmeras de segurança da região mostram um homem, vestindo roupas pretas e capacete, passando de motocicleta e disparando contra as vítimas que estavam sentadas em uma mesa na parte externa do estabelecimento, por volta das 13h30 deste sábado (22). 

Uma das vítimas foi Gilssara Alcântara, de 40 anos, que estava sentada na cadeira, foi atingida e não resistiu. Os outros feridos tentaram fugir, mas acabaram sendo atingidos.

Vanderson Santos, de 35 anos, e Adelcimar Pires, de 43 anos, foram levados pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Itaboraí. Até a noite de sábado (22), a direção do hospital informou que o estado de saúde de Adelcimar é grave, enquanto Vanderson está fora de perigo.

Outra vítima, Júlio César dos Santos, de 22 anos, foi levado para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, até este domingo (23), Júlio apresenta um quadro grave.

No vídeo ainda é possível ver que depois de atirar, o motociclista vai em direção a mesma rua onde algumas pessoas fugiram, mas logo em seguida ele retorna para a frente do bar, no entanto, não atira novamente e vai embora logo depois. O atirador não pegou nada do estabelecimento após o crime.

De acordo com a Polícia Militar, equipes das 35° BPM (Itaboraí) foram acionados para o local e checaram uma ocorrência que envolvia disparos na região. Dentro do estabelecimento constataram a morte da mulher. Duas granadas foram apreendidas e a área foi isolada e a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) foi acionada.

Assassinatos no mesmo local em 2021

No dia 12 de dezembro de 2021, quatro criminosos armados atacaram o mesmo bar em Itaboraí, resultando na morte de cinco pessoas, incluindo o ex-vereador e policial civil Wellington Emerick. Além dele, foram mortos na ação, Júlio César do Nascimento, José Roberto Silva, Joelson Ferreira Conceição e Jonas Nunes, que era cadeirante.

Câmeras de segurança registraram a ação, mostrando pessoas se levantando e correndo em pânico enquanto um dos criminosos disparava. O vídeo ainda mostrava um criminoso efetuando disparos, enquanto algumas pessoas tentavam se esconder, a ação durou no total 30 segundos.

Na época, a polícia encontrou um acampamento dos suspeitos perto do bar, em uma região de mata de Itaboraí, durante a ação os policiais e criminosos trocaram tiros e dois homens foram mortos.

< Vídeo: carro pega fogo e interdita rua em Niterói Maldonado exalta empate contra o Palmeiras: 'Sensação de vitória' <