Cirurgia

Capitão do Bope perde rim após ser baleado em operação na Maré

O estado de saúde do PM é estável

Moradores fizeram protesto após morte de rapaz. Eles alegam inocência
Moradores fizeram protesto após morte de rapaz. Eles alegam inocência |  Foto: Marcelo Tavares
 

O capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) José Eduardo, que foi baleado na manhã desta sexta-feira (25) durante operação policial no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, perdeu um dos rins.

O militar foi socorrido para o Hospital Federal de Bonsucesso. Ele foi submetido a cirurgia no fígado e precisou retirar o rim direito. O estado de saúde é estável, segundo a unidade médica.

Leia+: Moradores ateiam fogo em pneus na Avenida Brasil após morte na Maré

Leia+: Operação policial na Maré tem um morto; família alega inocência

O homem identificado como Renan Souza de Lemos, de 24 anos, foi morto nas primeiras horas da operação. O corpo dele foi transportado em um carrinho, pelos próprios moradores, até o início da rua Teixeira Ribeiro, esquina com a Avenida Brasil. A família alega inocência.

Pelo fato dos moradores terem removido o corpo do local do crime, não houve perícia técnica na comunidade. O Corpo de Bombeiros atestou a morte. Em seguida, o rabecão levou o cadáver para o Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio.

Segundo a Polícia Civil, a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) instaurou inquérito para apurar a morte do rapaz. Diligências então em andamento para esclarecer o caso.

A Polícia Militar ainda não informou se há mais feridos ou presos. Drogas foram apreendidas na localidade.

Escolas fechadas

Ao todo, 40 escolas municipais tiveram as aulas suspensas por conta da operação, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME). Já a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) informou que quatro unidades de ensino também tiveram as atividades suspensas.

< Senegal domina e vence o Catar, que estabelece recorde negativo 'Era um jovem correto', diz pai de entregador morto na Maré <