Polícia

Chefe do Dendê morre em ação policial

Fernandinho Guarabu estava foragido há mais de 15 anos. Foto: Arquivo Pessoal

Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu, chefe do tráfico de drogas no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, foi morto na manhã desta quinta-feira (27) durante uma operação de Policiais do Batalhão de Choque (BPChq) na comunidade. Na ação, outros cinco acusados foram feridos. 

Segundo informações, o traficante que estava foragido há mais de 15 anos, foi alvejado no interior de um veículo, modelo Fiat Idea de cor prata.  

A operação segue em andamento, os policiais revistam veículos pessoas e algumas residências. 

Histórico 

Guarabu comandava a comunidade com mão-de-ferro, sendo acusado por outros diversos crimes hediondos além do tráfico de drogas, como homicídios e execuções. 

Em 2007, seu inimigo o traficante “PQD” tentou tomar dele o controle da comunidade, sendo uma tentativa frustrada por uma ação da Polícia Civil que o prendeu. 

Mesmo sendo um traficante jovem, Fernandinho tinha características semelhantes aos grandes narcotraficantes da década de 1990; é conhecido por ostentar armas sofisticadas e desfilar com motocicletas e automóveis de última geração. 

O traficante também era conhecido por conseguir desfrutar de outras fontes de renda. Guarabu dominava além do comércio de drogas, todas as linhas de transporte alternativo (kombis e vans) da Ilha do Governador através de um sistema de “pedágio” crimonoso extremamente bem elaborado. 

< Motoristas são atacados por bandidos na Zona Sul de Niterói Senado aprova punição para abuso de autoridade de juízes e promotores <