Polícia

Criminosos depenam associação de moradores em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Criminosos depenam associação de moradores em São Gonçalo
|  Foto: Foto: Divulgação
A direção da casa já registrou dois boletins de ocorrência na Delegacia de Neves (73ª DP). Foto: Divulgação

A Associação de Moradores para o Desenvolvimento de Neves (AMONEVES), em São Gonçalo, tem sido alvo de constantes ataques criminosos. Em menos de um mês, o espaço foi arrombado por cerca de três vezes e quase todos os móveis espalhados pelos cinco cômodos acabaram sendo roubados.

A direção da casa já registrou dois boletins de ocorrência na Delegacia de Neves (73ª DP). Segundo a administração, as ações são feitas por usuários de drogas da região.

"Não temos segurança, ali próximo tem uma cracolândia. Estamos vendo para fechar o acesso do portão com tijolo, e procurando pedreiro. Lá não tem ninguém vigiando o tempo inteiro, o que facilita", contou o presidente.

De acordo com Sidney Valle, 54, na última quarta-feira (13) foram roubados mesas, cadeiras, fogão industrial e arquivo de aço. No final de dezembro, os ladrões arrancaram toda a parte elétrica da instituição, que está sem luz até hoje.

"A maioria dos materiais que tínhamos, era doado. Eram mesas bem antigas, daquelas que dariam seis pessoas sentadas. Foram três mesas, mais de 20 cadeiras, arquivo de aço com gavetas grandes. A sede da associação está num estado muito ruim. Estamos tentando junto a empresas a nos ajudar na reforma", declarou.

As ações seriam feitas por usuários de drogas da região. Foto: via Grupo Plantão Enfoco

Antes da pandemia, a direção costumava organizar reuniões quinzenais e plantões de atendimento para os moradores, que normalmente realizam demandas sobre problemas do bairro como: esgoto, alagamento, sinalização, dentre outras questões. Os assuntos costumam ser encaminhados, por meio de ofício, aos governos municipal e estadual.

Por conta da Covid-19, não há encontros e a liderança (presidência, tesouraria, secretaria e diretoria social) diz que o interrupmento de energia não está fazendo tanta falta no momento. "Vamos tentar depois refazer a instalação da energia elétrica", contou Valle.

Um dos principais problemas da AMONEVES, que fica na Rua Dr. José Augusto Pereira dos Santos, é a infiltração no teto. A sede tem mais de 30 anos e recebe pouca ajuda financeira. O presidente Sidney Valle faz um apelo para quem quiser doar qualquer quantia para a reforma do local. O telefone de contato é o: (21) 99177-0195.

< Gigante, Jon Jones garante que acaba com qualquer peso-pesado Ministério Público denuncia 11 pessoas por incêndio no Ninho do Urubu <