Polícia

Da China à Síria: o 'hostel de traficantes' fica em São Gonçalo

DCIM100MEDIADJI_0158.JPG
DCIM100MEDIADJI_0158.JPG |  Foto: Foto: Pedro Conforte
Salgueiro é considerado o hostel do crime em São Gonçalo. Foto: Arquivo / Pedro Conforte

Conhecido pela alta periculosidade e por integrar família de bandidos em São Gonçalo, o traficante Leilson Ferreira Fernandes, o Pivete, ganhou 'hospedagem de luxo' nos últimos dias na localidade conhecida como Síria, no Complexo do Salgueiro, em razão da temporada de caça por parte dos órgãos de segurança do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com investigação realizada em conjunto entre as polícias Militar e Civil, Pivete, como é conhecido na criminalidade, teria ganhado abrigo no complexo, principal reduto do Comando Vermelho em São Gonçalo. O local, conhecido como 'hostel dos traficantes' no município possui uma extensa área dominada pelo crime, o que facilitaria fuga em caso de operações policiais.

Segundo a polícia, Pivete é um dos principais responsáveis por roubos de cargas ocorridos na BR-101 e nas vias da cidade, principalmente na área da Delegacia de Neves (73ªDP). A distrital registrou 27 crimes dessa modalidade em janeiro deste ano.

“Contamos com o apoio da população local, integrada por uma grande massa de trabalhadores e pessoas de bem, que vem sendo oprimida por esses criminosos que insistem em trazer a violência e o terror pra essas comunidades”

Allan Duarte, titular da Delegacia do Mutuá (72ªDP)

Nos últimos dias, polícias Militar e Civil realizaram incursões policiais com o objetivo de localizar Pivete e seus soldados do crime. Em uma dessas ações, os militares conseguiram encontrar um veículo no Boaçu, com um dos primos do traficante. Segundo a PM, ele estava com a amante e estaria levando o carro para o interior da comunidade da Coréia, no Pita, reduto de Pivete. Dois homens foram baleados na ocasião.

vidro de veículo, modelo jeep, estilhaçado por tiro. foto pedro conforte
Dois homens foram baleados durante a troca de tiros no Boaçu. Foto: Arquivo / Pedro Conforte

Já na madrugada de sábado (6), um homem foi morto durante incursão de policiais militares do Batalhão de São Gonçalo. A ação aconteceu após a informação do novo paradeiro do criminoso. Moradores relataram intenso confronto armado entre policiais e traficantes.

"São incursões planejadas e respeitando as ordens do Supremo Tribunal Federal. Não podemos fazer com que esse traficante circule sem medo pelas ruas da cidade"

Gilmar Tramontini, tenente-coronel comandante do 7º BPM de São Gonçalo

Rei da China

O criminoso ficou bastante conhecido neste período de pandemia do novo coronavírus, ao popularizar o 'Baile da China', na comunidade da Rua da Feira, no bairro Barro Vermelho, reunindo milhares desrespeitando todas as restrições estabelecidas no município pela Prefeitura de São Gonçalo.

baile da china, festa, tráfico, são gonçalo, barro vermelho, rede social
Baile da China ficou bastante conhecido durante a pandemia do coronavírus. Foto: Redes Sociais

De acordo com o Disque-Denúncia, Pivete faz parte da terceira geração de traficantes de uma mesma família que, desde a década de 80, chefia o Morro do Pereirinha. Em 2005, um ex-sargento da PM, conhecido como o "Passarinho", foi assassinado e deixou o posto de chefia para o filho, preso em 2011.

A polícia aponta que mesmo atrás das grades no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, ele daria ordens para um dos filhos, Pivete, comandar o tráfico na região. Com oito mandados de prisão preventiva, o portal oferece recompensa de R$1 mil por informações que levem ao criminoso. O contato para o Disque Denúncia pode ser feito pelo (21) 2253-1177.

< Biblioteca Parque Estadual de portas abertas Brasil e Israel firmam parceria para combate a Covid-19 <