Polícia

Delegacia de Icaraí lança cartilha sobre golpes a idosos

A Delegacia de Icaraí, em Niterói, lançou uma cartilha de prevenção e segurança direcionada aos idosos. A ideia surgiu a partir de investigações de crimes de estelionato na Região Oceânica do município. Segundo Raíssa Celles, delegada-titular da distrital, a nova cartilha busca mostrar quais são os principais crimes aplicados em maiores de 60 anos e como é possível se proteger de pessoas mal intencionadas.

"Nessa cartilha, nós apresentamos os golpes mais aplicados e incentivamos os familiares a orientarem os mais velhos. Os golpes são explicados detalhadamente e indicamos como é preciso proceder. Na nossa delegacia, já existem alguns estelionatários identificados e com prisão preventiva decretada judicialmente", explicou a delegada.

Entre os golpes divulgados na cartilha estão crimes como a Troca de Cartão, Bilhete Premiado e o Golpe da Compra Equivocada. O crime da Troca do Cartão é aquele em que os golpistas instalam nas máquinas de caixa eletrônico um sistema de retenção do cartão da vítima. O Bilhete Premiado ocorre quando o golpista se aproxima aparentando pobreza e baixa escolaridade. Ele diz possuir um bilhete de loteria, mas que não pode retirar o dinheiro e o troca por valor monetário. O Golpe da Compra Equivocada acontece quando por telefone alguém finge ser do banco ou da administradora do cartão. O criminoso diz então que uma compra de valor alto foi realizada e solicita a autorização. A vítima argumenta que não fez nenhuma compra e acaba transmitindo seus dados bancários e até a senha ao suposto funcionário.

"Pedimos à população que tenha sido vítima desses crimes que compareçam à delegacia. Nosso intuito é agir para coibir e prevenir ocorrências como essas. Esses crimes também aumentam no fim do ano, tanto na época de Natal como de Réveillon. Nesse período, o objetivo de lucro acaba sendo ainda maior", acrescentou a policial.

A Polícia Civil alerta a terceira idade para a importância do registro de ocorrências nas delegacias. De acordo com o Estatuto do Idoso, a pena para o crime de estelionato, que é de um a cinco anos de prisão e multa, pode dobrar quando o crime é cometido contra maiores de 60 anos. Moradores de Niterói podem realizar denúncias pelo Whatsapp (21) 96722-8155.

< Cresce número de reservas de hotel no Rio Desarticulada quadrilha que atuava no transporte em SG <