Polícia

Denúncias de crimes ambientais disparam no estado

Pássaros da fauna silvestres resgatados em março de 2019 em São Gonçalo. Foto: Disque-Denúncia/Arquivo

Desde o início deste ano, o serviço 'Linha Verde' cadastrou mais de 5.183 informações sobre os crimes ambientais, 2.222 a mais do que o mesmo período do ano passado.

Mais da metade as informações recebidas este ano denunciam crime de maus tratos contra animais (2596). Destacam-se também os crimes de extração irregular de árvores (468), desmatamento florestal (400) e guarda e comércio de animais silvestres (353).

O município que mais fez denúncias foi o Rio de Janeiro, que concentra 3,2 mil denúncias. A região metropolitana também figura no ranking. São Gonçalo foi o segundo município com mais denúncias (365). Abaixo, Niterói em quinto lugar com 258 denúncias e, na sequência, Maricá com 149.

Balões

Como nessa época do ano há uma maior incidência de balões, até por conta das festas juninas, vale sempre solicitar a população que no caso de souber de pessoas confeccionando, armazenando balões ou locais onde há soltura desses balões, denuncie essa atividade, já denunciada 65 vezes desde o início do ano.

Como denunciar

Com as informações que o Linha Verde recebe, tanto o Comando de Polícia Ambiental quanto a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente já conseguiram coibir diversos crimes, auxiliando na preservação ambiental no estado.

Pássaros silvestres foram resgatados de cativeiro, balões foram apreendidos, evitando queimadas em florestas e diversas armas usadas em caça de animais foram encontradas e construções irregulares foram localizadas.

O anonimato do denunciante é garantido. O serviço atende pelos telefones 2253 1177 (capital) ou 0300 253 1177 (custo de ligação local). As denúncias podem ser feitas também pelo aplicativo do Disque Denúncia, onde é possível enviar fotos e vídeos.

< Capes anuncia bloqueio de 2,7 mil bolsas de pós-graduação Roubo de carga diminui em rodovias estaduais <