Feridas

Duas moradoras ficam baleadas em operação no Salgueiro, SG

Polícia confirma 11 mortos em megaoperação na comunidade

Policiais cercam acessos à comunidade
Policiais cercam acessos à comunidade |  Foto: Marcelo Eugênio
 

Duas moradoras também ficaram baleadas no ação que acontece desde a manhã desta quinta-feira (23), no Salgueiro, em São Gonçalo. Outras 11 pessoas morreram em troca de tiros com policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core),  do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Polícia Civil do Pará. Policiais civis e militares cercaram os principais acessos à comunidade. Entre os mortos, Leonardo Costa Araújo, o Leo 41, de 37 anos, e apontado como o chefe do tráfico de drogas no Pará e foragido desde 2019.

Roseli Braga, de 53 anos, e Sonia Broto, de 63, estão sendo atendidas no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê. A direção da unidade informou que as pacientes estão estáveis. De acordo com a Polícia Militar, 80 policiais estão empregados na operação que conta também com cinco veículos blindados e duas aeronaves.

Leia +: Megaoperação teria deixado 11 baleados no Salgueiro

Leia +: Moradores relatam intenso tiroteio no Salgueiro; vídeos

Entre os mortos, Leo 41, chefe do tráfico no Pará
Entre os mortos, Leo 41, chefe do tráfico no Pará |  Foto: Reprodução
 

De acordo com a Polícia Civil, o objetivo da ação é o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra integrantes do tráfico de drogas do estado do Pará que se abrigavam no Salgueiro e outras lideranças que também estão envolvidas nos ataques recentes a comunidades da Zona Oeste do Rio, além de uma série de ataques contra agentes de segurança pública do Pará. Mais de 40 policiais morreram naquele estado desde 2021. 

ESCOLAS E POSTOS DE SAÚDE FECHADOS 

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo informou que, por conta da operação, as escolas municipais do local não funcionarão na tarde desta quinta. "A decisão foi tomada prezando pela segurança de alunos e funcionários para evitar a circulação de moradores e crianças no entorno durante um possível confronto", disse o órgão em nota.

A Secretaria Municipal de Saúde também informou que os dois postos de saúde do bairro Palmeiras, que fica no Complexo do Salgueiro, estão fechados devido à operação. 

Já a  Secretaria Estadual de Educação disse que até o momento as unidades da região seguem com funcionamento normal, mantendo o devido cuidado com todos os alunos.

"A Seeduc esclarece que a direção das unidades escolares possui autonomia para tomar as providências necessárias no sentido de garantir a integridade física de seus alunos, professores e funcionários e que todos os conteúdos serão repostos", disse o órgão em nota. 

  • Policiais cercam acessos à comunidade
    Policiais cercam acessos à comunidade
  • Policiais cercam acessos à comunidade
    Policiais cercam acessos à comunidade
  • Policiais cercam acessos à comunidade
    Policiais cercam acessos à comunidade
  • Policiais cercam acessos à comunidade
    Policiais cercam acessos à comunidade

< Após vitória na semi, Bia Ferreira disputa 3ª final mundial de boxe Homenagem a astros e à natureza inspira nome de seis irmãos em SP <