Polícia

Festa, tiros e mortes: a Páscoa na 'Terra do Pivete' em SG

https://youtu.be/ID6uA98MAvQ
Imagens divulgadas nas redes sociais neste domingo (4). Vídeo: via grupo Plantão Enfoco

Durante o dia, distribuição de chocolate em celebração da Páscoa e disponibilização de pula-pula para as crianças da comunidade. À noite, uma intensa troca de tiros entre policiais e traficantes, que deixou rastros de sangue e mortes. O que tinha tudo pra ser uma data religiosa de felicidade terminou com tensão e medo, neste domingo (4), para os moradores do Pita, em São Gonçalo.

A 'festa' começou por volta de 14h com o evento intitulado 'Páscoa Chinesa', que contou com distribuição de chocolates e brinquedos na Rua Adolfo Soares Silva. Um vídeo publicado em uma rede social mostrava crianças se divertindo em um pula-pula, o que levava a crer que a data seria de felicidade e tranquilidade para os moradores da comunidade da Coréia e Rua da Feira, principais localidades do bairro.

Poucas horas após o começo da festa, o que era felicidade e diversão tornou-se medo, correria e tensão. Policiais militares do Batalhão de São Gonçalo (7° BPM) e traficantes iniciaram uma intensa troca de tiros e fizeram a sensação de paz se transformar em uma praça de guerra, filmada por celulares de moradores do conjunto de comunidades, controlado pela facção criminosa Comando Vermelho (CV).

https://twitter.com/ruadafeiraofc/status/1378855942620598272?s=21

Já em outro comentário nas redes sociais, uma mulher comenta que passou por apuros durante o tiroteio da noite deste domingo.

“Tive que pular o muro, quase me quebrei toda. Os covardes chegam atirando, só covardia mesmo tempo de acertar nossas crianças”, escreveu.

https://youtu.be/ilOYXvZ7SPA
Imagens do tiroteio à noite. Vídeo: via grupo Plantão Enfoco

De acordo com testemunhas, um baile funk seria realizado após a distribuição de chocolates para as crianças, o que teria chamado a atenção dos policiais após denúncias de moradores insatisfeitos com o alto barulho que seria provocado pela festa.

Em um vídeo, uma tenda que seria utilizada no baile funk foi desmontada durante a noite.

Versão da PM

Segundo a Polícia Militar, os militares receberam uma denúncia, através de pedestres, que criminosos, a bordo de um veículo modelo Hyundai Creta, de cor branca, estavam trafegando pelas ruas Mentor Couto e Pio Borges, com o objetivo de roubar veículos.

Ainda segundo a PM, durante a ação, os militares realizaram um cerco tático na região e conseguiram localizar o veículo. Na tentativa de abordagem, os criminosos reagiram e houve um breve confronto armado. Dois ocupantes do carro foram baleados, sendo socorridos e levados para o Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), no Colubandê, mas não resistiram aos ferimentos.

No interior do veículo, foram apreendidos um revólver e uma carga de drogas. O material foi levado para a Delegacia de Neves (73ª DP), onde o caso será investigado.

Pouco tempo depois, uma jovem de 22 anos deu entrada no Pronto Socorro Central de São Gonçalo (PSCSG), no Zé Garoto. De acordo com a PM, a vítima relatou que estava na Rua Eduardo Lobo quando criminosos, a bordo de um veículo não identificado, efetuaram disparos na direção dela, vindo a atingir sua perna.

Chefão tem hotel de luxo em SG

Apontado pela polícia como o chefe do tráfico daquela região, o traficante Leilson Ferreira Fernandes, o 'Pivete', é um dos hóspedes do “Hostel de Luxo” do crime organizado localizado no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.

Pivete é neto do Ilson Fernandes, o 'Passarinho', que segundo investigações da polícia, integrou a primeira geração de pessoas da família ligadas ao controle do tráfico na Rua da Feira e também na comunidade da Coréia, no Pita. Mesmo após o assassinato de Passarinho, em 2005, outros membros da família já foram investigados por suposta ligação com o tráfico.

Em meio à pandemia, devido ao coronavírus, Pivete, como é conhecido no mundo do crime, aproveitou a limitação de operações policiais em razão da medida do Supremo Tribunal Federal (STF) e popularizou o conhecido Baile da China, realizado na comunidade da Rua da Feira.

Contra Pivete existem oito mandados de prisão em aberto pelos crimes de roubo majorado, homicídio, porte ilegal de arma de fogo e sequestro, além de cárcere privado.

< Uerj vacinará apenas pedestres a partir desta segunda Um morto e três presos após tiroteio no Centro de Niterói <