Flagrante

Helicóptero da PM derruba balão em comunidade de Niterói; vídeo

Prática de soltar vender, fabricar e transportar é crime

 

Um balão foi derrubado por policiais militares do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar (GAM) neste domingo (10) em uma comunidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Os agentes atuavam em apoio ao Comando de Polícia Ambiental (CPAM) quando efetuaram a derrubada do artefato por meio de um helicóptero.

Vídeo que circula em redes sociais mostra um grupo de pessoas soltando o balão. Segundos depois, um helicóptero da PM passa e o destrói.

De acordo com o comando da unidade, o piloto da aeronave, ao perceber a soltura do artefato, se aproximou com o helicóptero provocando a queda do balão. 

"Cabe informar que a queda do balão se deu em virtude do deslocamento de ar provocado pela hélice da aeronave. O comando do GAM ressalta que este procedimento só é realizado quando o balão está sobrevoando o oceano ou no próprio local de soltura desses artefatos", disse a PM, em nota.

Durante a ação, que também contou com apoio de equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), os policiais apreenderam outros dois balões na região de Maricá. O registro foi feito na 82ª DP. Equipes também seguiram atentas as regiões de Santa Cruz e Campo Grande, na Zona Oeste da cidade.

Soltar, vender, fabricar e transportar balões é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais. Para quem for pego em uma dessas situações, a pena é de um a três anos de cadeia ou o pagamento de multa.

< Caso de jovem sumida há 4 meses em SG segue envolto de mistérios Fluminense é multado pela Conmebol por gramado ruim no Maracanã <