Proibido

Helicóptero da PM derruba seis balões em São Gonçalo; vídeo

Artefatos estavam sobrevoando pelo bairro Jardim Catarina

A queda do balão se deu em virtude do deslocamento de ar provocado pela hélice
A queda do balão se deu em virtude do deslocamento de ar provocado pela hélice |  Foto: Divulgação
 

A Secretaria de Estado de Polícia Militar por meio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) realizou na manhã deste domingo (26), uma ação para coibir a soltura clandestina de balões em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio.

A ação que resultou na derrubada de seis balões que sobrevoavam o bairro Jardim Catarina contou com o apoio do Grupamento Aeromóvel da Corporação (GAM).

De acordo com os militares, a queda do balão se deu em virtude do deslocamento de ar provocado pela hélice aeronave utilizando o efeito 'downwash'.

  

O comando do GAM ressaltou que a manobra é realizada por meio de um procedimento técnico aplicado pelo piloto da aeronave, que direciona o vento produzido pela hélice da aeronave na posição descendente na direção do balão.

"A manobra só é realizada quando o balão está sobrevoando o oceano ou no próprio local de soltura desses artefatos. Na ocasião o balão foi consumido no ar pelas próprias chamas, impedindo assim que caísse em residências da região ou em áreas de vegetação", diz nota.

Para denúncias sobre comercialização, confecção ou soltura de balões, a população pode recorrer ao Disque-Balão, do Disque Denúncia: (21) 2253 1177 (capital), 0300 253 1177 (interior) e pelo WhatsApp (21) 99973 1177.

< Mototaxista morto avisou que era trabalhador, diz advogado Acidente entre moto e ônibus deixa mulher ferida no Fonseca <