Polícia

Integrante de quadrilha que sequestra caminhoneiros presa em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Integrante de quadrilha que sequestra caminhoneiros presa em São Gonçalo
Investigações foram realizadas pela Delegacia de Itaboraí (71ª DP). Foto: Marcelo Tavares.

Acusada de aplicar golpes em caminhoneiros, uma mulher foi presa na tarde desta segunda-feira (17), no bairro Santa Luzia em São Gonçalo. Ela foi capturada por policiais civis da Delegacia de Itaboraí ( 71ª DP), dois dias após sair da prisão.

Contra ela, foi cumprido um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de São Gonçalo. Segundo a polícia, as investigações comprovaram o envolvimento dela na extorsão praticada contra caminhoneiros mantidos em cativeiro, após os mesmos terem seus caminhões roubados e enviados para o Paraguai.

Ela já havia sido presa no início de março, mas conseguiu um Habeas Corpus na última sexta-feira (14) e foi posta em liberdade no sábado (15). Apesar disso, por conta das investigações da delegacia em um outro inquérito, a autoridade policial já tinha representado pela prisão dela neste outro crime.

Investigações

As investigações tiveram início depois que a polícia percebeu em dezembro de 2020, registros de ocorrências em que os crimes eram semelhantes. As vítimas relataram à polícia que tinham seus caminhões roubados e ficavam durante três a cinco dias em uma casa sob o domínio do tráfico. Elas [vítimas] eram atraídas para o golpe, através de um aplicativo de transporte de cargas para fazerem entregas em seu estado.

Assim que os caminhoneiros chegavam em um posto de gasolina em Itaboraí acreditando na oferta de trabalho, eram rendidas e levadas para uma comunidade do Gebara. De acordo com a polícia civil, a mulher que foi reconhecida pelas vítimas, seria a responsável por tomar conta dos cativeiros. Ela ainda usava maquininhas de cartões, para fazer saques e compras com os valores depositados em suas contas correntes.

Segundo a polícia, era ela que fazia  orientações a vítimas para que fosse mantido contato com as famílias por celular, para fingir que estavam na estrada. Essa era a maneira utilizada pela quadrilha para não levantar suspeitas.

Reféns

Aterrorizadas a todo momento com ameaças de morte, sofrendo torturas psicológicas - onde tinham armas apontadas para suas cabeças. Essa foi a rotina de medo sofrida por cinco motoristas de caminhão que foram feitos reféns por criminosos do bairro Santa Luzia, em São Gonçalo.

As vítimas foram libertadas na manhã desta quarta-feira (12), em uma operação realizada por policiais civis da Delegacia do Alcântara (74ª DP) e em conjunto com uma equipe da Delegacia de Itaboraí (71ª DP) e apoio operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF).   

< Dominguinhos do Estácio tem piora e volta a ser sedado em Niterói Deputado Daniel Silveira se diz arrependido por fala ao STF <