Polícia

ISP revela método de combate a violência em Niterói

Roubos de rua estão entre os índices com maior número em queda. Foto: Arquivo

No mais recente levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgado nesta segunda-feira (22), houve queda nos roubos de rua em 34,38%, mas no que se refere a letalidade violenta (homicídio e auto de resistência) houve aumento de 62,5% no comparativo entre junho com o mesmo período do ano passado.

Em maio, roubos de rua já havia apresentado queda de 27%. No mês passado, houve ainda a redução de outros índices de criminalidade em Niterói, como o de roubo de veículos, com queda de 18,67%, em comparação com o mesmo período no ano passado.

Para o prefeito Rodrigo Neves, o resultado reflete os investimentos da Prefeitura na área de segurança, mesmo sendo uma atribuição do estado. 

“Os investimentos da Prefeitura no Proeis e no Niterói Presente, dois programas totalmente custeados pelo Município, além dos investimentos na Guarda Municipal e no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) contribuíram para a essa redução”, ressalta o prefeito.

Já em relação a letalidade violenta, que compreende homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado, a alta de foi de 122,2%, ou seja, em junho de 2018 foram 9 mortes contra 20 em junho deste ano.

Seguindo em ritmo diferente, o índice de letalidade violenta apresentou aumento de 62,5%. Foto: Arquivo

Regiões

Segundo os dados do ISP, houve redução no número de roubos de rua nas principais regiões da cidade. Na Região Central foram registradas, em junho deste ano, 71 roubos, contra 76 registradas em junho de 2018, uma redução de 6,58%.

A maior queda foi na Região Oceânica onde foram registrados 22 roubos de rua, em junho deste ano, contra 77 no mesmo período do ano passado, uma queda de 71,43%. O indicador para roubo de rua é composto pela soma das ocorrências de roubo a pedestres, roubo de celular e assalto em ônibus.

Já na Zona Sul de Niterói, a queda foi de 42,62%, com 35 roubos registrados em junho deste ano, contra 61 em junho do ano passado. Na Região de Pendotiba e nos bairros Jurujuba e Charitas a queda foi de 44,44%, com 25 roubos registrados em junho deste ano, contra 45 em junho de 2018.

“Quando assumi o comando, há sete meses, iniciamos uma estratégia diferenciada de combate ao tráfico de drogas e começamos a trabalhar para buscar o retorno da sensação de segurança da população, assim que assumi o comando do 12º Batalhão da Polícia Militar”, afirma o comandante do 12º Batalhão, Sylvio Guerra.

Veículos

O ISP registrou ainda uma queda no número de roubo de veículos em Niterói de 18,67% em junho. Em maio, a queda já havia sido de 18,34%. Em junho, foram registrados 122 roubos de veículos, contra 150 no mesmo período de 2018.

“A dedicação da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e toda a estrutura da Prefeitura fazem com que os resultados apareçam na área da segurança pública. Essa soma de esforços que existe em Niterói não acontece em nenhum outro lugar do Estado”, afirma Gilson Chagas, secretário de Ordem Pública de Niterói.

< Miss beleza é presa após furtar cosméticos em Niterói Ressaca continua e Marinha alerta para os riscos <