Homicídio

Justiça manda prender homem que matou amigo na frente dos filhos

Caso aconteceu em outubro deste ano, próximo ao Dia das Crianças

A vítima, Jefferson Machado (à esquerda, de camisa vermelha); o réu, Iago Rodrigues (à direita, de camisa amarela)
A vítima, Jefferson Machado (à esquerda, de camisa vermelha); o réu, Iago Rodrigues (à direita, de camisa amarela) |  Foto: Reprodução

A Justiça do Rio mandou prender, nesta terça-feira (28), Iago Rodrigues dos Santos, acusado de matar o amigo a facadas, após uma briga por conta de um cavalo. O crime ocorreu na noite de 11 de outubro deste ano, em Austin, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

O pedido de prisão preventiva ocorre após a denúncia do Ministério Público ser oferecida e aceita. A vítima é o pintor Jefferson Malaquias Rodrigues, de 31 anos. Ele foi assassinado na frente dos filhos pequenos. O réu ainda está foragido.

Leia+: Pintor é morto a facadas na frente dos filhos na Baixada

Segundo a mãe da vítima, Elma Malaquias, Jefferson foi morto com três perfurações de faca pelo amigo da infância.

O processo de Iago Rodrigues dos Santos, corre no Fórum de Nova Iguaçu, na 4ª Vara Criminal.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o réu ainda está foragido e tem até 10 dias para se apresentar, como manda o Código Penal.

Para a Justiça, o crime foi praticado por motivo fútil, por conta de um desentendimento ocorrido entre os envolvidos em razão de uma suposta omissão quanto à devida guarda de um cavalo em ambiente urbano pelo denunciado.

Ao ENFOCO, Elma disse que os filhos de Jefferson e ela estão vivendo um dia após o outro.

"O mais novo tem apresentado um quadro de febre emocional, devido a falta do pai, já que ele chama pelo Jefferson e não tem o pai com ele. A mais velha, fica mais quieta e reclusa, e eu [Elma], tô aqui né”, contou.

O caso

O crime ocorreu no dia 11 de outubro, por volta de 23h30, após um desentendimento na Rua Alexandre Rangel, nº 34, Austin, em Nova Iguaçu.

Segundo as testemunhas, Jefferson teria pedido para que Iago prendesse seu cavalo, que fugiu e se aproximou das crianças.

Conforme consta nos autos, haviam outras pessoas no local que chamaram a atenção do denunciado quanto à devida guarda do cavalo, tendo ele, contudo, ignorado os pedidos.

Diante dos fatos, a vítima, que estava com seus filhos no local, foi em direção ao animal munido de um objeto com o intuito de assustá-lo, fato que causou irritação no denunciado, que passou a abordar a vítima de forma ríspida, momento que ambos iniciaram um desentendimento verbal.

De acordo com a denúncia, foi nesse momento que Iago foi até em casa, pegou uma faca e uma corda. Quando ele retornou, esfaqueou o pintor em diversas partes do corpo. Após constatar que Jefferson morreu no local, Iago fugiu.

Eu quero que o Iago vá preso, eu quero justiça, quero ele pague pelo homicídio do meu filho, amigo de infância dele. Ele tem um instinto assassino, ele queria matar e fez. Ele precisa ser encontrado, ele precisa pagar por isso. Ele é um assassino frio e calculista, ele esfaqueou o colega em público sem pena Elma Malaquias, mãe de Jefferson

Ainda de acordo com ela, policiais civis da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) estão dando suporte e ajudando a família, sempre atualizando sobre qualquer novidade e seguindo nas buscas de Iago.

De acordo com a Polícia Civil, a DHBF já concluiu o inquérito, foi relatado e encaminhado à Justiça.

< Troca de tiros termina com baleado no Complexo do Salgueiro, em SG Táxis em Niterói ficam mais caros a partir do dia 1º de dezembro <