Decisão

Justiça ordena prisão de envolvidos na morte de filho de atriz

Rafael Mascarenhas foi atropelado em um túnel no Rio, em 2010

Rafael morreu atropelado enquanto andava de skate em um túnel
Rafael morreu atropelado enquanto andava de skate em um túnel |  Foto: Reprodução

A Justiça do Rio ordenou, nesta segunda-feira (28), a prisão Rafael de Souza Bussamra e Roberto Bussamra, pai e filho, envolvidos no acidente que tirou a vida de Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães, em 2010.

A decisão veio somente após 13 anos do acidente, que aconteceu no Túnel Acústico, na Gávea, Zona Sul do Rio. O caso estava sendo investigado pela 15ª DP (Gávea).

Na ocasião, Rafael Mascarenhas estava andando de skate no túnel com dois amigos, quando foi atropelado por um carro em alta velocidade. Vale lembrar que o trecho estava fechado para tráfego de veículos das 1h10 às 4h10, para a realização de obras.

A atriz e mãe de Rafael, comemorou a decisão em suas redes sociais, nesta segunda-feira (28). 

"13 anos! TREZE ANOS! E depois de um fim de semana de muita dor, vem um acalento e a esperança de justiça finalmente", escreveu Cissa Guimarães em seu perfil no Instagram.

Imagem ilustrativa da imagem Justiça ordena prisão de envolvidos na morte de filho de atriz
|  Foto: Reprodução/Instagram

Relembre o caso

Na madrugada do dia 20 de julho de 2010, Rafael Mascarenhas e mais dois amigos andavam de skate dentro do Túnel Acústico, na Gávea, Zona Sul do Rio, que estava fechado para manutenções. No entanto, dois carros ignoraram o bloqueio e um atingiu o jovem a cerca de 100 km/h. Rafael chegou a ser encaminhado com vida para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã do mesmo dia.

O motorista do automóvel, Rafael de Souza Bussamra, abandonou o local sem prestar socorro. Após o incidente, chegou a ser parado por uma viatura da polícia, mas foi liberado após garantir que pagaria propina aos policiais. 

Após anos de investigação, somente em 2015 que os dois foram condenados. Rafael de Souza Bussamra, que dirigia o carro, foi a sete anos de prisão em regime fechado e mais cinco anos e nove meses em semiaberto. Já seu pai, Roberto Bussamra foi condenado a oito anos em regime fechado e nove meses em semiaberto, por oferecer propina e corromper os policiais.

Porém, em 2016, os dois tiveram a pena revertida para serviços comunitários, o que gerou revolta dos familiares da vítima. Com a decisão, a pena de Rafael Bussamra diminuiu para três anos e seis meses de detenção. Enquanto o pai, Roberto, teve a pena reduzida para três anos, 10 meses e 20 dias de reclusão em regime semiaberto, além de mais pagamento de 18 dias-multa.

< Após ser demitida da Globo, repórter volta a conduzir evento da CBF Aposentado está desaparecido há dois meses em São Gonçalo <