Inaceitável

Macaco ao lado de boneca negra gera revolta em shopping do Rio

Professor denunciou racismo em vídeo publicado no Instagram

Vídeo divulgado pelo professor nas redes sociais mostra um boneca negra ao lado de um macaco
Vídeo divulgado pelo professor nas redes sociais mostra um boneca negra ao lado de um macaco |  Foto: Reprodução/Instagram

O professor Moisés Machado denunciou em seu perfil nas redes sociais, neste domingo (25), a vitrine de uma loja de brinquedos no Botafogo Praia Shopping, na Zona Sul do Rio, que fez uma associação racista ao colocar um macaco ao lado de uma boneca negra em um berço.

“Parear uma criança preta com um macaco é cruel demais! Por meio desse símbolo, a criança negra internaliza sua posição como subalterna e crianças brancas são incentivadas a reproduzir o negro como um animal, um inferior", escreveu o professor.

Leia +: Vídeo: ônibus capota e deixa feridos na Rio-Santos, em Itaguaí

Leia +: Rio divulga vagas na área de construção civil para PCDs; confira

Leia +: Terminal Gentileza: saiba como funciona e os destinos

Ainda no vídeo, Moisés reforçou que atitudes como essa sejam combatidas e exigiu uma atitude.

"Em nossa sociedade, o racismo não é velado, é escancarado! Esse mal precisa ser combatido! Exigimos uma atitude quanto a esse crime!”, enfatizou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Professor Moisés Machado (@profmoisesmachado)

Após a repercussão do caso, o shopping respondeu, em nota, que o boneco já foi retirado da vitrine e que situações como esta não voltarão a se repetir.

"O Botafogo Praia informa que não tolera nenhuma forma de preconceito e esclarece que, assim que tomou conhecimento, está em contato com o lojista para a retirada do brinquedo. O shopping reforça que o boneco já foi retirado da vitrine e ressalta que está em constante revisão dos seus processos para garantir o compromisso com o respeito, a pluralidade e a diversidade e evitar que situações como esta voltem a se repetir", diz o comunicado.

< De graça! Maricá abre mais de mil vagas em cursos; veja lista Concurso público em SG abre vagas para níveis fundamental e médio <