Capturado

Mentor da 'Barbárie de Queimadas' é preso após três anos foragido

Eduardo dos Santos, foi condenado há 108 anos de prisão

Eduardo dos Santos, foi preso em Rio das Ostras
Eduardo dos Santos, foi preso em Rio das Ostras |  Foto: Divulgação

Eduardo dos Santos, apontado como o criminoso mais procurado do estado da Paraíba, foi preso na terça-feira (19), em Rio das Ostras, na Região dos Lagos. O criminoso seria o mentor do crime que ficou conhecido como a "Barbárie de Queimadas".

A prisão foi realizada por agentes da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) e da Subsecretaria de Inteligência, em apoio à Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil da Paraíba. 

O crime foi praticado em 2012, em Queimadas, no estado da Paraíba. Na ocasião, cinco mulheres foram estupradas durante uma festa de aniversário por homens que elas consideravam serem seus amigos. Duas delas foram mortas porque teriam reconhecido os agressores.

O autor chegou a ser preso no ano do crime, mas estava foragido desde 2020, quando fugiu de um presídio da Paraíba. Além do homem preso nesta terça, outros seis criminosos foram investigados e condenados. Três adolescentes também estavam envolvidos nos atos.

Eduardo foi sentenciado a 108 anos e dois meses de reclusão por homicídios, formação de quadrilha, cárcere privado, corrupção de menores, porte ilegal de arma e cinco estupros. No entanto, em 2020, o criminoso escapou da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, em João Pessoa, conhecida como PB1.

Na ocasião, ele aproveitou um descuido de um policial penal, que deixou as chaves próximas à área onde trabalhava na cozinha, abriu o almoxarifado e saiu pela porta lateral do presídio.

Eduardo também recebeu pena de 1 ano e 10 meses por lesão corporal a um adolescente envolvido nos crimes. O policial penal responsável pelas chaves foi indiciado, mas o Ministério Público da Paraíba (MPPB) ainda não apresentou denúncia contra ele. 

< Programas realizam operação de renegociação de dívidas Idosa de 81 anos descobre um 'bebê de pedra' no ventre <