Polícia

Ministro do Meio Ambiente e presidente do Ibama na mira da PF

Foto: José Cruz - Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, são alvos de uma operação da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (19), que investiga irregularidades em processos de exportação de madeiras.

Cerca de 160 policiais federais cumprem 35 mandados de busca e apreensão, no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo e Pará. A Operação Akuanduba, apura os crimes contra corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando da Administração Pública, praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

As medidas foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Assim como, o órgão determinou o afastamento preventivo de 10 agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no IBAMA e no Ministério do Meio Ambiente e a suspensão imediata da aplicação do Despacho n. 7036900/2020/GAB/IBAMA, que permitia a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorização de exportação.

As investigações foram iniciadas em janeiro deste ano, a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras noticiando possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira.

< Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 40 milhões nesta quarta Torcida do Vasco comemora boas negociações e idolatra CEO do clube <