Polícia

Multidão celebra conquista de facção criminosa na 'Terra Prometida' de SG

Imagem ilustrativa da imagem Multidão celebra conquista de facção criminosa na 'Terra Prometida' de SG
Conquista do Complexo da Alma foi celebrada com festa pela facção criminosa Comando Vermelho. Foto via grupo Plantão Enfoco

Centenas de pessoas se aglomeraram, formando uma grande multidão no último fim de semana, em um evento irregular organizado para comemorar a conquista de uma facção criminosa em São Gonçalo. Após dois meses da invasão na comunidade da Alma, localizada no bairro Amendoeira, traficantes em meio a uma multidão comemoraram a conquista do novo território com provocações aos antigos 'donos' da região, os criminosos do Terceiro Comando Puro (TCP).

A festa, que começou com um duelo de pilotos de motocicletas, terminou em um verdadeiro 'bailão' com a presença de traficantes armados. A celebração foi entoada por canções provocativas, como a antiga “Tropa do Pai”, nome pelo qual era conhecido o grupo criminoso que controla as atividades na região.

Após serem expulsos do antigo reduto, os criminosos do TCP teriam se refugiado no principal reduto da facção, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio.

Pelas redes sociais, uma página ligada a facção criminosa comemorou a invasão à “Terra Prometida”.

“Trabalho lindo na Terra Prometida”

Apoio dos líderes

Segundo informações colhidas pela polícia, criminosos do Comando Vermelho contaram com o apoio de soldados e fuzis oriundos das duas principais comunidades de São Gonçalo: Complexo do Salgueiro e Jardim Catarina.

Segundo as investigações, o interesse do Comando Vermelho pela área já vem de um bom tempo e nos últimos meses conseguiram expulsar o TCP da Alma. Para a polícia, o sucesso da empreitada foi possível através da união entre traficantes do Salgueiro e Jardim Catarina, que teriam financiado a invasão com o envio de soldados e fuzis. Além disso, traficantes vindos do Nordeste também foram peças importantes na estratégia do CV. Com um número superior de soldados e um forte aparato bélico, eles expulsaram os rivais, que apesar do aporte da Maré, perderam força com a desistência do apoio carioca na região”.

Durante os confrontos iniciados no ano passado, moradores relataram diversos confrontos entre os traficantes de facções rivais. Além disso, operações policiais realizadas pelo Batalhão de São Gonçalo (7°BPM) e pelo alto escalão da Polícia Militar buscavam localizar os responsáveis pela disseminação da guerra nessa localidade.

< PRF impede entrada de mais de 300 quilos de cocaína no Rio Rio tem novo calendário para aplicação da segunda dose da Coronavac <