Prevenção

Para acalmar pais, PM reforça segurança em escolas de Niterói e SG

Serviço 190 da Corporação segue em alerta

Uma viatura foi posicionada em frente ao Colégio Santos Dias, em Neves
Uma viatura foi posicionada em frente ao Colégio Santos Dias, em Neves |  Foto: Péricles Cutrim
 

O Colégio Estadual Santos Dias, em Neves, São Gonçalo, amanheceu com reforço policial na manhã desta segunda-feira (10). A medida veio após o anúncio de que um ataque aconteceria na unidade nesta terça (11). Cerca de cinco policiais militares estavam no portão da escola. Viaturas policiais também foram posicionadas em várias unidades escolares de Niterói. 

Apesar das ameaças, a movimentação seguia normal no Santos Dias nas primeiras horas da manhã. Segundo a PM, o Serviço de Inteligência da corporação segue monitorando e buscando dados para identificar os autores das mensagens que andam circulando nos celulares. 

Houve reforço policial também na porta de escolas de Niterói
Houve reforço policial também na porta de escolas de Niterói |  Foto: Divulgação
 

A Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Niterói se reuniu com o comando do 12º BPM (Niterói), no início da manhã desta segunda-feira, com objetivo de solicitar reforço policial nas unidades escolares da cidade.

"Quero destacar a importância da ação para garantir a segurança da comunidade escolar. É fundamental que nossas escolas sejam ambientes seguros e acolhedores para os alunos e professores. A presença da Polícia Militar e a colaboração entre os programas de segurança pública são fundamentais para garantir a tranquilidade e o bem-estar de todos", disse o vice-presidente da Comissão, vereador Renato Cariello. 

A PM informou ainda que a Patrulha Escolar e outros tipos de policiamento seguem intensificando o patrulhamento em áreas de denúncia. Em qualquer emergência, os Centros de Operações do Serviço 190 da Corporação seguem alertados. 

A Secretaria Estadual de Educação informou que tomou conhecimento dessa denúncia, e a unidade acionou as polícias Militar e Civil, além do Conselho Tutelar. A direção do colégio também está orientada quanto ao emprego dos protocolos de segurança. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) solicitou a exclusão de 270 contas do Twitter que veiculavam hashtags relacionadas a ataques contra escolas de todo o país. 

Contas suspeitas no Twitter

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) solicitou a exclusão de 270 contas do Twitter que veiculavam hashtags relacionadas a ataques contra escolas de todo o país. 

A informação foi divulgada neste domingo (9) pela pasta. Hashtags são palavras-chave ou termos associados a uma informação ou discussão que se deseja indexar de forma explícita em aplicativos, como Twitter e Facebook, antecedidos pelo símbolo cerquilha (#).

Segundo informou o ministério, por meio de sua assessoria de imprensa, tanto conteúdos como autores estão sob investigação. Foram cumpridos também mandados de busca, resultando na apreensão de sete armas. Um suspeito foi preso. Foi solicitada ainda que a plataforma Tik Tok retire do ar duas contas que estavam transmitindo conteúdo que incitava medo nas famílias. O trabalho foi realizado pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Com Agência Brasil

< MC Carol de Niterói choca ao comunicar fim da carreira: 'Sanidade' Shakira pede privacidade à imprensa: 'Perseguição sem trégua' <