Polícia

Polícia fecha o cerco contra roubos de carga em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Polícia fecha o cerco contra roubos de carga em Niterói
Somente nesta terça (11) seis homens foram presos acusados de integrarem uma quadrilha de roubos de cargas. Foto: Lucas Benevides

Poucos dias após o Plantão Enfoco ter divulgado um esquema de roubo de cigarros em Niterói, as polícias Civil e Militar fecharam o cerco contra criminosos que vinham agindo nessa modalidade de crime em diferentes pontos da cidade. Somente nesta terça-feira (11) seis homens foram presos acusados de integrarem uma quadrilha de roubos de cargas de cigarros que atua principalmente na Zona Norte de Niterói. Eles foram presos nos bairros Maria Paula e Fonseca.

De acordo com a Polícia Civil, agentes da Delegacia do Fonseca (78ª DP) descobriram um esquema criminoso especializado em roubos de cargas de cigarros, que acontecia principalmente no Fonseca e bairros próximos. Os bandidos descobriram uma central de distribuição de cigarros, localizada no bairro São Lourenço, e estariam contando com a ajuda dos próprios funcionários do estabelecimento para roubarem cargas, o que fez o número desse tipo de crime disparar em Niterói no mês de março.

Segundo a polícia, os próprios donos da distribuidora de cigarros estavam desconfiando dos funcionários. Segundo eles, os trabalhadores estariam passando informações privilegiadas para os criminosos, como horários de saída e motocicletas com maiores quantidade de produtos.

Um desses casos ocorreu nesta terça-feira (11), quando policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Carga (DRFC), em conjunto com a Delegacia de Neves (73ª DP) e do Comando de Polícia Pacificadora (CPP), interceptaram três homens que, de acordo com a polícia, estavam prestes a roubar uma carga de cigarros no Fonseca.

No momento da abordagem os policiais encontraram duas pistolas e um revólver, além drogas e um bloqueador de sinais. Entre os presos na ação, estava um homem conhecido como Soldado, apontado pela polícia como chefe do roubo de cargas da comunidade da Nova Brasília, na Engenhoca.

“Nosso trabalho é feito de forma investigativa com o intuito de localizar os responsáveis por esse tipo de crime. E em Niterói não é diferente. Chegamos até esses suspeitos após cruzamento de informações do nosso setor de inteligência. É um trabalho longo de investigação que estamos colhendo frutos com a prisão desses criminosos”.

Vinicius Domingos, delegado da DRFC

Segundo o delegado, a especializada trabalha em três frentes, sendo a primeira delas com rondas diárias em municípios como São Gonçalo e Niterói reprimindo quaisquer tentativas de roubos de cargas. Aliadas a isso, existem investigações sobre esses criminosos, como forma de atuação e locais manchados por essa modalidade criminal, e incursões com o objetivo de localizar integrantes de roubos de cargas em diferentes pontos do Estado.


Em outra ação, policiais militares do Batalhão de Niterói (12°BPM) prenderam dois homens que haviam roubado uma carga de cigarros no Fonseca. Durante a ação, houve uma perseguição pelas ruas da cidade, que terminou em Maria Paula, com a prisão dos suspeitos e a apreensão do material roubado pela dupla.

Também nesta terça-feira um homem foi preso suspeito de roubo de carga. Na ação, foi identificada uma conversa entre ele e um outro homem com informações sobre uma motocicleta que faria entrega de cigarros na Zona Norte de Niterói.

De acordo com o comandante do 12º BPM, coronel Sylvio Guerra, as ações de combate ao roubo de cargas em Niterói são rotineiras e visam a queda no índice de todas as modalidades do crime.

“Nossos policiais realizam um patrulhamento ostensivo com o intuito de diminuir os índices criminais de Niterói. Trabalhamos em conjunto com as delegacias de Polícia Civil para identificar e localizar os criminosos”.

Coronel Sylvio Guerra, comandante do 12º BPM

Aumento no roubo de cargas

Em março deste ano foram registradas 24 ocorrências de roubos de cargas no município, sendo 21 ocorridas na área de investigação da 78ª DP (Fonseca). Comparando ao mesmo mês do ano passado, houve um aumento de 71% nessas ações criminosas na "Cidade Sorriso". Desses crimes, os policiais associam mais de 70% dos roubos à quadrilha de roubo de cigarros.

Já nos três primeiros meses deste ano foram registradas 51 ocorrências de roubos de cargas em Niterói, sendo 38 delas com registro na Delegacia do Fonseca, o equivalente a cerca de 75% desse tipo de crime no município. Comparado aos primeiros três meses do ano passado, houve um aumento de 6,3% em ocorrências dessa magnitude no município. Os dados referentes a esse tipo de ação foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ).

< Tiroteio deixa um ferido na Zona Norte do Rio Últimos dias para se inscrever na 1ª Mostra Curta de Niterói <