Segurança

Policiais de Niterói, SG e Itaboraí terão câmeras até junho

Equipamentos foram testados no Réveillon

De acordo com o Governo do Estado a  implantação irá iniciar por policiais que atuam nas zonas Norte e Sul do Rio
De acordo com o Governo do Estado a implantação irá iniciar por policiais que atuam nas zonas Norte e Sul do Rio |  Foto: Ramon Cirilo
  

Policiais militares do estado do Rio irão começar usar câmeras portáteis nos uniformes a partir de 16 maio. A implantação vai ser feita de forma escalonada e deve ser completada até o final de junho. Os batalhões de São Gonçalo (7°BPM) , Niterói (12°BPM) e Itaboraí (35ºBPM) serão os últimos a aderir a instalação.

De acordo com o Governo do Estado a  implantação irá iniciar por policiais que atuam nas zonas Norte e Sul do Rio. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Polícia Militar, todas as unidades operacionais convencionais do estado estarão utilizando 8 mil câmeras portáteis até o final do primeiro semestre deste ano.

A instalação faz parte do programa estadual de transparência em ações de segurança pública e defesa civil e busca fiscalizar a atuação dos agentes.

Os equipamentos foram testado no Réveillon e já está sendo usado por agentes que atuam na Operação Lei Seca.

Veja como serão as imagens

  

A lei para que o uniforme policial do Rio tenha câmera foi sancionada em junho do ano passado. Contudo, já existe uma lei - promulgada há 12 anos - que obrigava o uso de câmeras em carros da polícia, mas que, na prática, não estava em execução.

Cronograma de instalação 

Até a segunda quinzena de maio, as câmeras estarão sendo utilizadas pelos policiais militares dos seguintes batalhões do 1º CPA (Comando de Policiamento de Área) sendo:

- 2º BPM(Botafogo) 

- 3º BPM(Méier)

- 4º BPM(São Cristóvão)

- 5º BPM(Praça da Harmonia)

- 6º BPM(Tijuca)

- 16º BPM(Olaria)

- 17º BPM(Ilha do Governador)

- 19º BPM(Copacabana)

- 22º BPM(Maré)

- 23º BPM(Leblon).

Até o final de maio, o novo equipamento estará acoplado aos uniformes dos policiais militares lotados nos batalhões do 7º CPA, que atuam na região serrana do estado sendo:

- 11ºBPM(Nova Friburgo), 

- 26º BPM(Petrópolis)

- 30º BPM(Teresópolis)

-  38º BPM(Três Rios).

Do final de maio ao final de junho, as câmeras portáteis estarão em operação nas demais regiões, seguindo o cronograma traçado pela SEPM: 

- 6º CPA, que atua nas regiões Norte e Noroeste do estado

- 2° CPA, que atua em parte da Zona Norte e na Zona Oeste da capital

- 4º CPA, responsável pelo Leste Fluminense

- 3º CPA, responsável pela Baixada Fluminense.

O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, explica que o processo de implantação do novo equipamento na Corporação tem seguido normas técnicas estabelecidas com a empresa contratada.

“O sistema demanda instalações adequadas para guardar os equipamentos, recarregar as baterias e armazenar as imagens, além do treinamento para capacitar os nossos policiais a utilizarem corretamente o equipamento”, lembra o coronel Henrique.

Já o Governo Cláudio Castro explica que a ação trará uma transparência exigida pela sociedade.

“A utilização das câmeras portáteis faz parte do programa de transparência do governo. Foi uma das maiores e mais importantes aquisições já realizadas em recursos tecnológicos. Essa tecnologia, além de garantir a transparência exigida pela sociedade, proporcionará aos agentes maior segurança jurídica em suas ações de patrulhamento e abordagem” explica o governador Cláudio Castro.

< Site continua emitindo boletos falsos do IPTU. Veja como identificar o golpe Colisão entre veículos causa capotamento em Niterói <