Adulteração

Postos de gasolina são fechados em Niterói e São Gonçalo

Combustível estava fora dos padrões nos estabelecimentos

Um posto sendo interditado
Um posto sendo interditado |  Foto: Divulgação/Procon

Em operação conjunta, nesta quarta-feira(23), o Procon Estadual do Rio de Janeiro, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Delegacia de Defesa de Serviços Delegados(DDSD), fiscalizaram três postos de combustíveis nos municípios de São Gonçalo e Niterói. Dois postos foram interditados.

Em São Gonçalo, dos dois postos fiscalizados, um apresentou problemas e foi completamente interditado por apresentar metanol no etanol comercializado, estar com a gasolina fora dos padrões determinados pela ANP e estar, desde 2021, sem a autorização da Agência Reguladora para funcionamento. Neste posto, a gasolina apresentou 68% de etanol anidro em sua composição, ou seja, 41% acima do permitido.

Leia +: Mais um posto de combustíveis é interditado em São Gonçalo

Leia +: Quatro postos de gasolina são fechados em Niterói e São Gonçalo

Em Niterói, o posto de combustíveis também foi totalmente lacrado, pois no último dia 9 a ANP proibiu o funcionamento por ter constatado a presença de metanol no combustível,  porém, ignorando a ordem, o estabelecimento rompeu os lacres e estava em pleno funcionamento. Os fiscais fecharam por completo o estabelecimento. 

“Os agentes flagraram os estabelecimentos interditados comercializando combustíveis adulterados e um, em pleno funcionamento, mesmo após a interdição da ANP, por uso de metanol. E segundo a Agência, o uso de metanol nos combustíveis é proibido, além de ser uma substância tóxica, que põe em risco tanto consumidores como os próprios frentistas, podendo levar ao óbito. Já a gasolina com a presença de etanol em índice superior ao permitido, pode afetar o funcionamento do veículo e causar prejuízo material ao consumidor. Conseguir identificar essas irregularidades,  é um trabalho de parceria entre os Órgãos fiscalizadores, e essas operações serão constantes”, afirmou Cássio Coelho, Diretor Presidente da autarquia. 

O consumidor que desejar fazer denúncia ou reclamação,  poderá acessar os canais de atendimentos disponíveis no site oficial da autarquia:"www.procon.rj.gov.br

< Suspeitos de 'saidinhas de banco' disfarçados de garis são presos Thiago Martins sofre acidente em gravação; veja vídeo <