Polícia

Reforço na segurança de Itaipuaçu em Maricá com a chegada do Bairro Seguro

Publicada às 17h. Atualizada às 18h30.

Imagem ilustrativa da imagem Reforço na segurança de Itaipuaçu em Maricá com a chegada do Bairro Seguro
Projeto prevê maior proximidade entre a Polícia Militar e a população local. Foto via grupo Plantão Enfoco

Uma nova iniciativa de segurança está prestes a chegar em Maricá até o final da próxima semana. É que a Secretaria de Estado de Polícia Militar planeja o lançamento do projeto Bairro Seguro, uma vertente nova de patrulhamento no bairro de Itaipuaçu, primeira região fora da capital a ser atendida.

Inicialmente serão três viaturas a mais e seis policiais por turnos: manhã, tarde e noite — representando um total de 18 policiais, considerando que o número poderá aumentar. Os veículos já estão no 12º Batalhão de Niterói e prontos para entrar em atividade.

Segundo o comandante do 12º BPM, coronel Sylvio Guerra, a escolha de Itaipuaçu atende uma demanda do governo municipal de lá.

"É um novo policiamento, com novas viaturas e diferenças do Segurança Presente"

Foi adiantado ainda que o programa Bairro Seguro terá efetivo fixo e em Regime Adicional de Serviço (RAS). O lançamento oficial será feito pelo Comandante-Geral e Secretário de Estado de Polícia Militar Coronel Rogério Figueredo de Lacerda. O projeto deverá contemplar ainda outros bairros de diferentes cidades da Região Metropolitana.

Segundo o secretário de Polícia Militar o programa tem por filosofia a proximidade: "É um policiamento que vai precisar muito da participação da população. O planejamento visa a parte oceânica, a parte residencial e comercial também. Além de funcionar 24 horas”.

Em janeiro, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, já havia informado que a escolha de Itaipuaçu para projeto piloto do programa era importante.

“Trata-se de um programa com um conceito de atuação policial por proximidade. A polícia mais presente no bairro e atuando em interação com a comunidade. Nos comprometemos a oferecer a contrapartida necessária para que o projeto seja efetivamente executado. Itaipuaçu cada vez mais apresenta características de localidades com forte adensamento populacional, gerando demanda por um projeto de segurança pública dessa natureza”

O Governo do Estado junto à Secretaria de Estado de Polícia Militar explicou que o Bairro Seguro é um programa de policiamento de proximidade, que vai funcionar durante 24h. Na primeira fase, 25 bairros serão contemplados ao redor do Estado. Policiais militares capacitados irão trabalhar mais próximos da população, criando laços de confiança com a comunidade, disse o executivo.

O foco é a prevenção dos principais delitos, aumentando a sensação de segurança. As equipes terão aparelhos celulares funcionais para manterem contato umas com as outras e agilizar o atendimento à população de forma institucionalizada e transparente.

No Estado, o programa contará com estrutura padronizada de funcionamento e identidade visual específica, tanto nos braçais dos policiais quanto nas viaturas. A estimativa é que 392 policiais militares fixos e do Regime Adicional de Serviço (RAS) trabalhem nos 25 bairros dessa primeira etapa. Serão utilizadas 84 viaturas.

"O policiamento de proximidade já é utilizado na Operação Segurança Presente, que tem apoio e ampla aprovação da população", finaliza o Governo do Estado por meio de nota.

< Conexão Niterói: atleta Aída dos Santos é imortalizada em homenagem Niterói tem novas bombas de infusão para tratamento de pacientes graves <