Operação Escola Segura

São Gonçalo: menores falavam com monstro que atacou escola no Sul

Ação visa à internação de dez adolescentes em vários estados

De acordo com a Polícia Civil, no Rio, três adolescentes já estavam sendo monitorados há meses
De acordo com a Polícia Civil, no Rio, três adolescentes já estavam sendo monitorados há meses |  Foto: Divulgação
 

A Polícia Civil do Rio realiza uma operação na manhã desta quarta-feira (19) contra menores suspeitos de ligação com o homem que atacou a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no início do mês.

A ação cumpre mandados de busca e apreensão contra dez adolescentes e uma criança de 11 anos de São Gonçalo, Duque de Caxias e Barra Mansa, no estado do Rio, além de Recife, Blumenau, Curitiba, Guaíra, São Paulo (Capital), e nas cidade de Itapira, São José dos Campos e Salto. 

As investigações começaram após o ataque à creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no Vale do Itajaí, no dia 5 de abril. Nela, quatro crianças foram brutalmente assassinadas e outras cinco ficaram feridas. O assassino foi detido.

Os menores alvos são investigados por suposta prática de atos infracionais equiparados aos delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou criminoso, associação criminosa, além de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento.

A ordem judicial foi emitida pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau, segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O nome da operação é Escola Segura e é comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em Santa Catarina, a operação é coordenada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e pelo Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos do MPSC (CyberGaeco).

"A Polícia Federal tem uma operação só para investigar grupos neonazistas e que não segue a urgência necessária dos trabalhos da Escola Segura. É prioridade do Ministério. As polícias irão aproveitar o conteúdo dessa operação para aprofundar as investigações", afirma Estela Aranha, do Ministério da Justiça. 

Apreensões

De acordo com a Polícia Civil, no Rio, três adolescentes já estavam sendo monitorados há meses após conversa no submundo da internet. 

Um adolescente de 16 anos foi apreendido em Curitiba. Ainda no estado, outro mandado foi expedido para cumprimento contra um adolescente em Guaíra, no Oeste.

Um adolescente também foi apreendido em São José dos Campos, no bairro Frei Galvão, na Zona Leste. Ele foi levado à sede da Delegacia de Investigações Criminais (Deic) para o registro do cumprimento de mandado.

"Operação Escola Segura cumprindo mandados hoje em 5 Estados. Agradeço às polícias civis que estão atuando em rede com o Ministério da Justiça, para que tenhamos maior eficácia nas ações preventivas e repressivas", disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

< Falso delegado da PF é preso na Região dos Lagos 'Vou colocar oca lá', diz cacique sobre obra de resort em Maricá <