Tecnologia

Sistema de reconhecimento facial ajudará a localizar desaparecidos

Além de ajudar a identificar e prender foragidos da Justiça

Sistema será testado durante o Carnaval do Rio
Sistema será testado durante o Carnaval do Rio |  Foto: Divulgação

Implantado em câmeras de monitoramento urbano para identificar e prender foragidos da Justiça, o software de reconhecimento facial será utilizado experimentalmente neste carnaval com mais uma finalidade: localizar pessoas desaparecidas.

Uma parceria entre as secretarias de Estado de Polícia Militar e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos está sendo estabelecida para o compartilhamento do banco de dados de desaparecidos. Nessa primeira experiência, foram incluídos no sistema de monitoramento da SEPM os dados de 26 pessoas desaparecidas no estado somente neste início de 2024.

Em breve, assim que a parceria for estruturada juridicamente entre as duas secretarias, o banco de dados completo de pessoas desaparecidas passará a fazer parte do software de reconhecimento facial. No cadastro da SEDSODH, além dos 26 registrados este ano, há cerca de 300 casos de desaparecimentos ainda sem solução, entre crianças, adolescentes e adultos.

"Essa parceria demonstra que as ferramentas tecnológicas, que vêm sendo implantadas pela Polícia Militar, geram benefícios não só para área de segurança pública, mas também para o bem-estar de toda a sociedade",afirma o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Pires.

No ofício propondo a parceria, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos assinala a importância da atuação conjunta entre o poder público, organizações da sociedade civil e a população em geral para prevenir e solucionar casos de desaparecimento.

"O Estado do Rio é um dos pioneiros no trabalho de políticas públicas para tratar sobre desaparecimento de pessoas. Temos atuado intensamente para aprimorar cada vez mais e auxiliar as famílias. Essa parceria com a Polícia Militar será sem sombra de dúvidas uma evolução para solucionar casos de forma mais rápida e efetiva", ressalta Rosângela Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Durante este carnaval, o software de reconhecimento facial está acoplado em mais de 120 câmeras instaladas em diferentes locais, cujas imagens chegam em tempo real na central de monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SEPM.

< Camarote Mar abre carnaval com luxo e festa na Sapucaí Homem sem as pernas é flagrado dirigindo com cabo de vassoura <