Droga sintética

Turista holandesa é presa no Galeão com 8,5 quilos de metanfetamina

Mulher desembarcou neste domingo em um voo vindo de Amsterdã

Drogas foram encontradas após turista desembarcar e ser detida por agentes da PF e da Receita Federal
Drogas foram encontradas após turista desembarcar e ser detida por agentes da PF e da Receita Federal |  Foto: Divulgação

A Polícia Federal e a Receita Federal realizaram uma prisão em flagrante na manhã deste domingo (11) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Uma holandesa de 53 anos foi detida ao desembarcar de um voo de Amsterdã, por estar em posse de 8,5 quilos de metanfetamina. O nome da mulher não foi divulgado. A droga, identificada como MDMA (uma substância psicotrópica sintética derivada da anfetamina), estava escondida em um compartimento falso na mala da mulher.

Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC), que apoiam a fiscalização aduaneira, suspeitaram do compartimento na bagagem da holandesa e acionaram os policiais federais da Delegacia Especial do Aeroporto Internacional (Deain), que confirmaram a existência da droga.

Após o flagrante, a mulher foi encaminhada ao sistema prisional e responderá por tráfico de drogas, crime cuja pena pode chegar a 15 anos de reclusão. A prisão ocorreu no âmbito da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), uma iniciativa que envolve a Polícia Federal, a Receita Federal, as Forças Armadas e outros órgãos de segurança pública e fiscalização aeroportuária.

Autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1º de novembro, a GLO teve início em 6 de novembro e tem como objetivo realizar operações em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo até 3 de maio de 2024.

< Noite de atletas em festa no Camarote Mar, na Sapucaí Fabiana Justus bate três milhões de seguidores: ‘corrente do bem’ <