Polícia

‘Vida do crime’ em SG para em famoso jogo de videogame

https://youtu.be/mWMK06Eg50c
GTA V: Vida do Crime - Invasão no Complexo da Alma. Vídeo: Reprodução/ Redes Sociais

A 'vida do crime' e os constantes confrontos entre a Polícia Militar e traficantes do Complexo da Alma, em São Gonçalo, foram parar no famoso jogo de videogame Grand Theft Auto (GTA). A versão mais atualizada do game permite que os jogadores utilizem o gráfico para criar novos cenários e, baseando-se nisso, um usuário do Youtube ilustrou a realidade vivida por alguns moradores do município.

Chamada de “GTA V: Vida do Crime - Invasão no Complexo da Alma”, a animação mostra dois personagens, que são integrantes do tráfico de drogas da comunidade, se escondendo dentro de uma mata. No começo do vídeo, policiais militares entram na “frequência” do rádio dos criminosos e inicia-se uma discussão com ameaças entre os agentes do estado e os traficantes.

Após a troca de ameaças, a animação mostra a entrada de um veículo blindado da Polícia Militar no que seria o Complexo da Alma. Ao entrarem na localidade, os militares são recebidos a tiros pelos dois personagens do tráfico e começa uma intensa troca de tiros. Essa parte do vídeo ilustra a realidade vivida pelos policiais, conforme diversos registros de ocorrência, em que a polícia afirma apenas ter se defendido do ataque de criminosos durante a entrada nas áreas conflagradas pelo crime em São Gonçalo.

Com pichações semelhantes a utilizada na favela de São Gonçalo, o vídeo acaba gerando uma sensação de que as cenas do confronto acontecem no conjunto de comunidades localizado entre os bairros Coelho e Amendoeira. Em um dado momento do vídeo, um helicóptero que também seria da corporação aparece e entra em confronto com os criminosos, que fogem em direção a uma mata.

Questionada a respeito do vídeo e a presença de veículos da corporação na animação, a Polícia Militar ainda não respondeu.

O Complexo da Alma

Nos últimos meses, o complexo foi palco de diversos confrontos entre facções rivais, que duelavam pelo controle do tráfico de drogas daquela região. Após uma intensa guerra, que foi cessada diversas vezes durante incursões policiais com mortos e feridos, o Comando Vermelho tomou as “rédeas” do local e expulsou a principal facção rival.

O plano dos criminosos, segundo a polícia, teve como principal objetivo expulsar os traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) da única região em que tinham o controle do tráfico de drogas na cidade, o que gerou conflitos e desavenças entre as facções. Após a invasão, diversas publicações foram feitas celebrando a conquista e um baile funk foi realizado em comemoração ao novo território da facção em São Gonçalo nas redes sociais.

“Na Terra Prometida, Alemão não entra mais. A melhor gestão é do CV”, diz uma das postagens feitas por perfis ligados ao Comando Vermelho.

< Rio retorna com programação online de educação previdenciária Ponte Rio-Niterói fica sem luz por 5 horas devido a furto <