Política

Ataque hacker deixa site da Câmara do Rio fora do ar

Site da Câmara de Vereadores do Rio com a página inicial adulterada por hackers — Foto: Reprodução
Até o início da tarde o site estava fora do ar. Foto: Reprodução

O site da Câmara Municipal do Rio foi alvo de um ataque hacker na manhã desta segunda-feira (13). Segundo a Casa, apenas a página inicial do portal foi atingido. Não foram afetados conteúdos internos nem sistemas do Legislativo.

Durante a invasão, os hackers escreveram uma frase de ataque.

"Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de salafrários que se reúnem pra roubar juntos", disseram.

Até o início da tarde o site ainda estava fora do ar.

A Diretoria de Tecnologia de Informação da Câmara informa que já está trabalhando para restabelecer o portal e sanar eventuais vulnerabilidades.

O diretório do Partido dos Trabalhadores no Rio comentou o fato em rede social.

"O site da Câmara do Rio foi hackeado, o que parece ser mais uma ameaça às instituições democráticas. Nós estamos de olho nesses ataques e vamos agir contra esses absurdos. O PT segue firme pela democracia", disse.

Outros ataques

O Ministério da Saúde divulgou nota no início da tarde deste domingo (12) em que afirma que que o processo de recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. “Todos os dados foram recuperados com sucesso”, diz a nota.

Segundo a pasta, equipes trabalham para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação. Vários sistemas já foram restabelecidos e a expectativa é que os outros estejam disponíveis para a população ainda nessa semana.

A pasta elaborou uma página com alternativas para a emissão temporária do comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Entenda o caso

Na madrugada da última sexta-feira (10), o site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers. A página do ministério já voltou a funcionar, mas ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina contra Covid-19.

< Após sondagem, Elkeson pode cumprir promessa feita ao Botafogo em 2017 Busca por envolvidos em chacina acaba com dois mortos em Itaboraí <